Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 


Livros de Medicina e Cirurgia anteriores a 1801,

existentes em bibliotecas municipais portuguesas

CONFERÊNCIA | 15 out. ´21 | 14h30 | Auditório BNP | Entrada Livre

 

As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos. É recomendado o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

 

Conferência inaugural do Seminário Permanente Leitura e formas de escrita 2021/22, apresentada por Cristina Moisão - licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa/UNL e especialista em Cirurgia Geral, mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL, doutoranda em História Moderna na mesma Faculdade e Investigadora Integrada do CHAM. Dedica-se à investigação em História da Medicina há vários anos, com maior incidência na História da Cirurgia e dos Hospitais.

 

Portugal merece uma análise aprofundada sobre o livro médico antigo existente nas suas bibliotecas. Interessava, assim, reconhecer em que locais do território português existiria livro médico antigo, sendo as bibliotecas municipais um importante componente.

Definiu-se o final do século XVIII como limite cronológico. Como metodologia de colheita de dados, realizaram-se contactos por correio electrónico para todas as bibliotecas municipais – interrogando sobra a existência de livro antigo de medicina, título, nome do autor, ano de publicação e cota; numa segunda fase, visitaram-se pessoalmente (com excepção para o Arquipélago dos Açores, em que alguns contactos foram telefónicos) todas as bibliotecas que não tinham enviado resposta e aquelas que possuíam livros do foro da cirurgia - o foco principal de estudo neste trabalho; construiu-se uma base de dados para catalogação dos exemplares existentes; consultaram-se as obras do âmbito da cirurgia, fotografando-se as portadas e a totalidade das ilustrações de cada obra.

 

Até ao momento actual da investigação, identificaram-se 1049 exemplares de livro médico antigo em bibliotecas municipais, dos quais 291 pertencem ao foro da cirurgia. Apresentam-se nesta sessão os dados já compilados por esta pesquisa.

 

 

 

Coordenadores do encontro:

Daniel Melo, Patrícia Santos Hansen e João Costa
Organizador:

Grupo de Investigação «Leitura e formas de escrita», CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Parceiro:

Grupo de Investigação «Cultura, história e pensamento ibéricos e ibero-americanos», CHAM (coord. Isabel Branco)

 

 

Cabeçalho: pormenor de gravura de L'art des accouchemens, tomo II, de Baudelocque. Paris, Méquignon l'aîné, [1781]