Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas

Tel. 21 798 21 68
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Faleceu Maria Leonor Machado de Sousa

NOTÍCIA | 17 set. '21

 

 

Faleceu Maria Leonor Machado de Sousa, catedrática jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, onde se doutorou em Estudos Literários e onde, nos anos 70, criou os primeiros cursos de estudos ingleses, assim como, no início dos anos 80, o Centro de Estudos Anglo-Portugueses, atual CETAPS, que orientou até se aposentar, dirigindo também a Revista de Estudos Anglo-Portugueses.


Com uma carreira académica dedicada aos estudos anglo-portugueses, é autora de uma vasta bibliografia em que se destacam as obras D. Inês e D. Sebastião na literatura inglesa (1980), Inês de Castro na literatura portuguesa (1984), D. Sebastião na literatura inglesa (1985), Inês de Castro. Um tema português na Europa (1987), Camões em Inglaterra (1992). A sua obra principal Inês de Castro. Um tema português na Europa, teve 3ª edição em 2020, com lançamento na Biblioteca Nacional de Portugal. Em tributo da sua prestigiada contribuição para as artes e a ciência, Maria Leonor Machado de Sousa foi recentemente agraciada pela Rainha Isabel II com a Ordem do Império Britânico (MBE – Member of the Most Excellent Order of the British Empire).


Maria Leonor Machado de Sousa foi a primeira mulher a ocupar o lugar de Diretora da Biblioteca Nacional, entre 1990 e 1996. Nestas funções destacou-se, entre outros aspetos, por impulsionar os estudos sobre a história da Instituição e das suas coleções, e por reativar a sua atividade editorial, com a publicação de inventários e catálogos de partes importantes dos acervos da Biblioteca, de que são exemplo o Guia preliminar dos Fundos de Arquivo da Biblioteca Nacional (1994), o Inventário do Arquivo Mouzinho da Silveira (1994), o Catálogo de teatro : a colecção do livreiro Eduardo Antunes Martinho (1996), ou o Inventário do Arquivo Histórico da Biblioteca Nacional : 1796-1950 (1996).  Coordenou, ainda, as comemorações dos 200 anos da fundação da Real Biblioteca Pública da Corte, antecessora da Biblioteca Nacional.