Print E-mail
jardins2_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Gestão de Instalações e Equipamentos

Tel. 21 798 2041

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Jardim da Biblioteca Nacional

Intervenção no setor nascente

NOTÍCIA | ago. '21

 

 

A obra de requalificação realizada em 2020 com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia, abrangeu as áreas norte, sul e poente do jardim da Biblioteca Nacional.

 

Na sequência daquela obra vai proceder-se em 2021 a intervenções na zona nascente do jardim, na área fonteira ao edifício. As intervenções contemplam a renovação da rede de rega, a reparação das calçadas e a substituição de algumas espécies arbóreas em fim de vida e cujo estado representa perigo elevado de rutura e queda.

 

As árvores em causa são choupo branco (Populus alba) e choupo negro (Populus nigra), espécies de crescimento rápido mas com pouca resistência mecânica e a pragas, que frequentemente começam a ser afetados por doenças antes dos 50 anos, idade que os exemplares em causa já ultrapassaram, e cuja avaliação fitossanitária e de risco de rutura foi efetuada pelo Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida, do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

 

A referida avaliação do ISA recomenda o abate e substituição imediatos da maioria dessas espécies,  e apresenta a possibilidade de manutenção de algumas pelo período de 2 a 4 anos, caso não haja intervenções de obra na periferia das mesmas. No entanto, tal possibilidade de manutenção, para além de ser por um muito curto período e de afetar o equilíbrio paisagístico do espaço, fica comprometida pela necessidade de renovação da rede de rega e de reparação das calçadas.

 

Os exemplares abatidos serão de imediato substituídos por outros das mesmas espécies já com porte considerável, de acordo com Projeto da autoria do Arqº. Paisagista João Ceregeiro, em consonância com o projeto original do Arqº Vianna Barreto  e devidamente aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural.