Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

> Programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Literatura Escrita por Mulheres

Ursula Kroeber Le Guin

CICLO DE CONFERÊNCIAS | 27 set. '21 | 18h00 | Entrada livre (limitada a 55 lugares com inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres. 

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.



Ursula Kroeber Le Guin


Ursula Kroeber Le Guin (1929-2018), filha de dois importantes antropólogos (Theodora e Alfred Kroeber), distinguiu-se na literatura de ficção científica e de fantasia, tendo também uma considerável produção em literatura mainstream e poesia. Taoismo, feminismo, e questões sociais e ecológicas são algumas das temáticas presentes na sua obra, que serão abordadas nesta conferência.









Maria do Rosário Monteiro

Professora na FCSH – Universidade NOVA de Lisboa, doutorada em literatura comparada, é coordenadora do Grupo de Cultura e Literatura do CHAM-Centro de Humanidades. A sua tese de doutoramento versou sobre a obra de Tolkien e Ursula Le Guin, a primeira escrita em Portugal sobre estes dois autores. No CHAM coordena o projecto PHI, que tem por objectivo quebrar barreiras disciplinares e fomentar a inter- e multidisciplinaridade. Desde 2015 edita anualmente volumes do Projecto PHI na Taylor & Francis (sete volumes, estando no prelo o oitavo). O volume mais recente é Tradition and Innovation publicado em 2021.










Cabeçalho: pormenor da pintura Woman Writing a Letter por Gerard ter Borch - Mauritshuis, Netherlands Disponível aqui