Print E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mpmp2

 

 

 


Euterpe revelada: Berta Alves de Sousa

MPMP | Património Musical Vivo

LANÇAMENTO CD | 26 jul. ’21 │ 17h00 │Átrio do Anfiteatro│ Entrada livre (limitada a 13 lugares com inscrição prévia para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it ) - lotação completa

Lançamento de disco monográfico pelo MPMP, com obras da tão pouco reconhecida compositora Berta Alves de Sousa (1906-1997), em que se inclui, entre obras de câmara, o poema sinfónico Vasco da Gama.

O CD insere-se no âmbito do projecto de investigação Euterpe revelada: Mulheres na composição e interpretação musical em Portugal nos séculos XX e XXI, promovido pela Universidade de Aveiro, que, entre muitos outros contributos imprescindíveis e notavelmente reveladores para a história da mulher na música portuguesa, se tem concretizado em algumas publicações do catálogo do MPMP, como O diário de uma jovem pianista portuense: Leonilda Moreira de Sá (1899).

O lançamento apresenta em concerto algumas das faixas do CD e inclui uma conversa com a coordenadora do projeto, Helena Marinho, e alguns dos músicos participantes.

Programa


Músicos

Beatriz Maia | soprano

João Marinho | violino

Helena Marinho, Lígia Madeira e Gustavo Afonso | piano


Berta Alves de Sousa

Variações sobre um canto do povo

Dança exótica

A fonte dos amores

Vos teneis mi corazón!