Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas

Tel. 21 798 21 68
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Livraria online

O triunfo dos jardins.
O pelouro dos passeios e arvoredos de Lisboa (1840-1900)

 

 

 

 

capital_verde

 

ciencias_ul

ciuhct

 

FCT


O triunfo dos jardins.
O pelouro dos passeios e arvoredos de Lisboa (1840-1900)

LANÇAMENTO | 18 maio maio ’21 | 17h00 | Sala de Exposições  Piso | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar )

O livro O triunfo dos jardins. O pelouro dos passeios e arvoredos de Lisboa (1840-1900), da autoria de Ana Duarte Rodrigues, é uma coedição da Biblioteca Nacional de Portugal e Lisboa Capital Verde Europeia 2020 e é apresentado por Ana Simões numa sessão em que intervêm ainda José Sá Fernandes, vereador da CML, Maria Inês Cordeiro, diretora da BNP, e a autora.

Toda a área de Lisboa a norte dos Restauradores, a ocidente do Bairro Alto e a este de São Vicente de Fora nasceu, basicamente, do trabalho de equipa da Câmara Municipal na segunda metade do século XIX. Tradicionalmente tida como uma cidade suja, com falta de água e pouco industrializada, Lisboa foi radicalmente transformada pelos Liberais entre 1840 e 1900, quando a municipalidade se lançou na modernização da cidade. Mas, na sua agenda, não constava apenas a construção das infraestruturas da cidade.

A Lisboa moderna tinha de ser verde. O jardim da Estrela foi construído, a avenida da Liberdade foi aberta, o parque da Liberdade foi projetado, e o Campo Grande pensado para ser os pulmões de Lisboa. Este livro conta a história das visões, vontades, e valores dos homens que a partir do pelouro dos Passeios e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa contribuíram para a transformação de Lisboa numa cidade voltada para o cidadão.

O triunfo dos jardins é um livro que interessa a todos os que queiram conhecer as sementes que foram lançadas há cerca de século e meio, antes de Lisboa ser galardoada como Capital Verde Europeia 2020.


Ana Duarte Rodrigues é professora de História da Ciência no Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e coordena atualmente o Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia. Coordena o projeto AQUA dedicado ao estudo do uso eficaz da água nos jardins da Idade Moderna, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. É editora da revista Gardens & Landscapes, publicada pela Sciendo. Tem-se dedicado à investigação sobre jardins, paisagem e ambiente sob a perspetiva da História das Ciências, incluindo a história urbana das ciências, na qual se insere o livro O triunfo dos jardins (2020).