Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb. 09h30 - 12h30 (durante o estado de emergência nacional)

 

 

Folha de sala

 

 

 

 

 

 

FCT_V_2015_branco

 


Os livros de Luís Teixeira:

jurista, humanista e precetor de D. João III

EXPOSIÇÃO | 21 dez. '20 - 30 abr. '21 | Sala de Exposições - piso 3 | Entrada livre

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e à medição da temperatura à entrada do edifício e ao uso de máscara até à saída das instalações

Luís Teixeira (147?-153?), filho mais velho de João Teixeira, chanceler de D. João II, foi aluno de Policiano em Florença. Formado em Direito Civil e Canónico, em 1507 publicou nos prelos venezianos um tratado jurídico latino intitulado In subtilem perutilem: & necessarium digestorum titulum de rebus dubiis commentaria: simul cum repertorio exactissime emendata. Um exemplar deste tratado encontra-se atualmente custodiado na Biblioteca Nacional de Roma (13. 15.L.15). Após o seu regresso à pátria, chamado por D. Manuel, desempenhou o cargo de precetor do príncipe e futuro rei D. João III.


Um núcleo de exemplares atualmente conservados na BNP, editados em prelos italianos, exibem marcas de posse e de leitura que nos conduzem a Luís Teixeira e ao seu círculo áulico. Esse núcleo, juntamente com outros exemplares de provada difusão no seu tempo, constitui um corpus bibliográfico revelador da educação das elites na corte manuelina, e, em particular, da sua cultura jurídica.

 

Comissária: Ana María S. Tarrío (Centro de Estudos Clássicos, Universidade de Lisboa)

 

Com a colaboração de: Ana Caldeira Fouto (Instituto IURIS-Instituto de Investigação Interdisciplinar, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa).