Versão para impressão Enviar por E-mail
digit_questionario_ce_banne

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


Digitalização e acessibilidade em linha

Material cultural e preservação digital

CONSULTA PÚBLICA | Comissão Europeia | até 14 set. '20

 

 

Numa era de grande e rápida transformação da sociedade e da economia, é essencial assegurar que o setor do património cultural dispõe dos melhores instrumentos, recursos, conhecimentos e competências para tirar o máximo partido da transição digital. No âmbito deste processo, a Comissão Europeia está atualmente a proceder à avaliação da Recomendação de 27 de outubro de 2011 sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (2011/711/UE).

 

Esta iniciativa insere-se no Programa de Trabalho da Comissão para 2020, ao abrigo do objetivo específico «Uma Europa Preparada para a Era Digital». A consulta procura, assim, recolher os pontos de vista das partes interessadas sobre:

 

a) as oportunidades oferecidas pelas tecnologias digitais, a digitalização avançada e a transformação digital do setor do património cultural, bem como as formas de apoiar a transição digital do setor,

b) a pertinência da atual recomendação e as eventuais futuras orientações da recomendação acima referida.


Pode participar na presente consulta pública respondendo ao questionário em linha até 14 de setembro.

 

Por motivos de transparência, as organizações e as empresas que participam nas consultas públicas são convidadas a inscrever-se no Registo de Transparência da UE.

Público‑alvo

• Autoridades competentes dos Estados-Membros • Instituições nacionais responsáveis pelo património cultural • Ecossistema da Europeana • Instituições regionais responsáveis pelo património cultural • Organizações internacionais e organizações-quadro • Partes interessadas no domínio da tecnologia: empresas, PME/empresários e investigadores/meios académicos • Cidadãos

 

 

Cabeçalho: pormenor de xilogravura pertencente ao Rijksmuseum, acessível na europeana