Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
mulheres_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Literatura Escrita por Mulheres

O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier e os salões literários de Berlim na transição do século XVIII para o século XIX

CICLO DE CONFERÊNCIAS | 21 out. '20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) | Programa

Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2019/2020 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres. 

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.


O coração e a razão: Esther Gad-Bernard-Domeier...


Escritora de ascendência judaica, Esther Gad/Bernard / Lucie Domeier (1767-1833), foi uma figura conhecida dos influentes salões literários de Rahel Varnhagen e Henriette Herz na capital alemã. Enquanto autora nunca fugiu às polémicas, nomeadamente sobre a educação da mulher e o seu papel na sociedade, e deixou diversas publicações sobre as suas viagens, entre as quais se contam as Cartas a um amigo durante a minha estadia em Inglaterra e Portugal, 2 vols. Hamburgo: August Campe 1802 (2ª ed. 1808).


Fernando Clara

É ​docente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde se doutorou em Cultura Alemã com uma tese dedicada à literatura de viagens alemã sobre Portugal (1770-1810). Lecciona e investiga na área de Estudos Alemães, Estudos Culturais e Relações Luso-Alemãs.