Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
mulheres_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Literatura Escrita por Mulheres - As minhas Marguerites: Yourcenar e Duras

CICLO DE CONFERÊNCIAS | 29 set. '20 | 18h00 | Auditório | Entrada livre (limitada a 21 lugares com inscrição prévia para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ) | Programa // Lotação completa - inscrições encerradas

Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2019/2020 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quarta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres. 

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.


As minhas Marguerites: Yourcenar e Duras


O que leva uma egiptóloga a falar sobre Marguerite Yourcenar e Marguerite Duras? O Egipto Antigo e o pensamento e as referências míticas. Yourcenar e Duras, do isolamento ao excesso, duas perspectivas distintas de construir uma existência, alicerçadas numa caução comum: a palavra.


Helena Trindade Lopes

É Professora Catedrática e Coordenadora Executiva do Departamento de História da FCSH. É investigadora integrada do CHAM onde coordena o Grupo “ A Antiguidade e a sua Recepção”. As suas actividades primordiais de investigação desenvolvem-se no domínio da Egiptologia, Arqueologia egípcia - dirigiu o 1º e único Projecto Arqueológico Português no Egipto – Mundo Mediterrânico e a Recepção da Antiguidade. É autora de mais de cem títulos – entre livros, capítulos de livros e artigos – nas suas áreas de pesquisa.