Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

 


Agência Nacional ISMN
Área de Música
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

 

Tel. 21 7982056

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar



International ISMN Agency

ISO 10957 : 2009 - ISMN

ISMN Uers's Manual

 

 

 

 

 

 

simplex

Agência Nacional ISMN


O que é o ISMN

O International Standard Music Number (ISMN) é o número internacional normalizado que identifica cada editor musical e cada publicação desse editor. O sistema ISMN é definido pela norma ISO 10957 : 2009  - Information and Documentation. International Satndard Music Number - ISMN, gerida pela International ISMN Agency. A atribuição de ISMN é um serviço da BNP totalmente gratuito.

 

Como pedir um ISMN
Quando pretender pedir um ISMN pela primeira vez no sistema em linha, deve primeiro registar-se como entidade através da facilidade ISMN - Registo de Entidades. Após receção da mensagem de validação por parte a Agência Nacional ISMN, é então possível submeter o pedido.


No caso de já estar registado como entidade e pretender pedir o ISMN para outra publicação musical, pode submeter imediatamente o pedido de ISMN utilizando a sua password de entidade.


Por favor, selecione a opção pretendida:

 

ismn_entidadesismn_pedido

 

Como é composto o ISMN
O ISMN consta de quatro elementos abrangendo dez dígitos: uma constante <M> para o distinguir de outros números normalizados; um prefixo de editor, que identifica um determinado editor musical; um número de título, que identifica uma determinada publicação; e um dígito de controlo que valida o número do ponto de vista matemático.

 

Publicações a que se aplica o ISMN

O ISMN aplica-se a todas as edições de música impressa, quer estejam disponíveis para venda, aluguer ou distribuição gratuita, ou quer se trate de uma parte, partitura, ou de um elemento num kit multi-media. Deve aplicar-se a todo o tipo de partituras incluindo partituras de estudo ou de bolso, partituras vocais, conjuntos de partes, partes individuais quando disponíveis separadamente, folhas de música pop, antologias, multimedia quando se tratar de um kit com uma parte de música impressa, textos ou poemas de canções, quando publicados com a música, livros de canções (opcional). Aplica-se igualmente a partituras impressas e publicadas noutros suportes e formatos (microforma, Braille e meio electrónico).

Publicações a que não se aplica o ISMN
O ISMN não se aplica a livros e periódicos sobre música e gravações de som ou vídeo sem inclusão de partituras.