Versão para impressão Enviar por E-mail
bandeira_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

 

 


Manuel Bandeira

COLÓQUIO | 15 nov. '19 | 10h00 | Auditório | Entrada livre / Programa

 

Encontro organizado pelo IELT (FCSH NOVA) sobre o poeta, crítico literário e de arte, professor e tradutor brasileiro, Manuel Bandeira (1886-1968), da geração de 1922 do modernismo no Brasil.

 

Numa passagem da sua autobiografia poética, Itinerário de Pasárgada, depois de aludir a «uma meia-dúzia de talentos que não me toleram nem como poeta nem como homem», Bandeira escreve: «Mas eles acabarão gostando: sei, por experiência, que no Brasil todo sujeito inteligente acaba gostando de mim».


A passagem é decerto irónica. Mas este colóquio pretende levar muito a sério essa boutade, e reavaliar a actualidade e a importância da obra de Manuel Bandeira para a poesia moderna em português, a partir do seu papel singular no modernismo brasileiro, da sua leitura por poetas portugueses, da sua reflexão teórica e da complexidade e coerência da sua obra.


Participarão na jornada nove investigadores do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal: Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa), Clara Rowland (Universidade Nova de Lisboa), Fernando Martinho (Universidade de Lisboa), Joana Meirim (Universidade Católica Portuguesa), Joana Matos Frias (Universidade do Porto), Murilo Marcondes de Moura (Universidade de São Paulo), Pedro Meira Monteiro (Universidade de Princeton), Sofia Sequeira (Universidade Nova de Lisboa) e Yudith Rosenbaum (Universidade de São Paulo).