Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
fotohistorias04_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto-histórias da História

A imagem e a escrita na biografia de Leitão de Barros,

por Joana Leitão de Barros e Ana Mantero

CICLO DE CONVERSAS | 3 dez. ´19 | 17h30 | Sala Multimédia | Entrada livre

As temáticas do ciclo Foto-histórias da História, organizado por Filomena Serra (IHA - FCSH/NOVA), estão relacionadas com a exposição Fotografia Impressa e Propaganda visual em Portugal (1934-1974), patente na BNP de 20 de maio a 30 de agosto de 2019, e enquadram-se no projeto «Fotografia Impressa. Imagem e  Propaganda em Portugal (1934-1974)», - PTDC/CPC-HAT/4533/2014», financiado pela FCT e desenvolvido no IHA (FCSH/NOVA) e no DINÂMIA-IUL (ISCTE-IUL).


Enquanto pintor, cineasta, encenador e diretor artístico, Leitão de Barros trabalhou obsessivamente a imagem. Antes de mais procurava o efeito, aspirava à emoção e à diluição de fronteiras entre objetos, vendo o cinema como uma arte devoradora de todas as outras. Na sequência do lançamento do livro  Leitão de Barros, a biografia roubada, a autora partirá de algumas das imagens criadas e encenadas pelo cineasta para  retomar algumas das questões que habitam o seu universo e percurso  artístico.

Joana Leitão de Barros é a quinta neta de Leitão de Barros e co-autora de Leitão de Barros, a biografia roubada, obra recentemente publicada. Nos últimos sete anos investigou e trabalhou sobre o espólio deixado pelo avô.  Enquanto jornalista, passou por várias redações da imprensa económica e generalista.

Ana Mantero é licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa; mestra e doutorada em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, onde continua a desenvolver a actividade profissional na área da «Filosofia para Crianças».  Nos últimos anos dedicou-se ao estudo da obra multifacetada de José Leitão de Barros, tendo sido co-autora da sua biografia, recentemente editada.