Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
sociologia_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

Convite / Cartaz


 


Porquê ler os clássicos das ciências sociais?

SEMINÁRIO | 23 out. ´19 | 16h30 | Auditório BNP | Entrada livre

A obra Lições de Sociologia Clássica, organizada por José Luís Garcia e Hermínio Martins, e Émile Durkheim: O Social, o Político e o Jurídico, da autoria de António Casimiro Ferreira, dão a conhecer ensaios de autores portugueses dedicados aos teóricos considerados clássicos das ciências sociais, em especial da sociologia. São livros que se norteiam pela defesa da importância fundamental da teoria para as ciências sociais.

A ideia de que a sociologia clássica é fundamental para a compreensão dos dilemas das sociedades contemporâneas inspira ambos os livros. Marx, Durkheim, Weber, Tarde, Simmel, Mead, Michels, Martineau e Clapperton, no âmbito dos feminismos, da justiça social, da democracia e dos fenómenos do poder, entre outros temas, são leituras para o nosso tempo.

O debate é animado por João Teixeira Lopes, professor catedrático da Faculdade de Letras do Porto e presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, e Carlos Fortuna, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e conta com a presença de José Luís Garcia e António Casimiro Ferreira.