Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
noronha_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Convite / Cartaz

 

 

 


 


Francisco de Sá Noronha 1820-1881:
um músico português no espaço atlântico

LANÇAMENTO | 21 out. '19 | 18h00 | Átrio do Anfiteatro | Entrada livre

Com autoria de Luísa Cymbron (NOVA FCSH), o livro é apresentado por Rui Vieira Nery (NOVA FCSH) e a sessão conta com um pequeno momento musical organizado pelo Maestro João Paulo Santos, com a participação do violinista Luís Cunha e um grupo de cantores.

Francisco de Sá Noronha (1820-1881): um músico português no espaço atlântico traça o percurso de um violinista e compositor cuja vida decorreu entre Portugal e o Brasil. Nascido em Viana do Castelo, cruzou cinco vezes o oceano Atlântico. Português emigrante, deveu a sua afirmação artística ao meio teatral carioca, tendo aí habitado durante o período de consolidação do reinado de D. Pedro II. Como violinista, viajou pelas Américas e regressou à Europa e a Portugal, onde era praticamente um desconhecido. Empenhou-se na tentativa de criar, desde o Rio, o projeto de uma ópera nacional. Depois de 1860, fixou-se durante uma larga temporada entre Lisboa e Porto e lutou obstinadamente para conseguir levar à cena as suas óperas. No final da vida, regressou ao Rio de Janeiro onde viria a morrer.

Como realça Rui Vieira Nery, no prefácio, «O caso concreto de Sá Noronha, longe de constituir um fim exclusivo em si mesmo, surge-nos assim na obra como a chave para a compreensão global do sistema de aprendizagem musical, dos processos de arranque e desenvolvimento da carreira profissional de um músico freelancer, dos padrões comparativos de remuneração dos diferentes intervenientes, dos mecanismos empresariais por detrás do circuito concertístico, dos critérios de programação dos concertos, do mercado editorial, dos contextos de receção da crítica e dos públicos. Ajuda-nos também a perceber melhor a interligação profunda entre a vida musical de Portugal e do Brasil no século XIX e a circulação intensa de músicos portugueses no mercado brasileiro neste período».

Publicada pelas Edições Húmus e pelo CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), a obra é financiada por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto estratégico do CESEM.