Versão para impressão Enviar por E-mail
natercia_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

 

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 


Convite | Cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Natércia Freire (1919-2004)

SESSÃO | 28 out. ´19 | 18h30 | Auditório | Entrada livre

 

Sessão comemorativa do nascimento de Natércia Freire, no dia em que faria cem anos, com evocação por Guilherme d’Oliveira Martins e leitura de poemas por Teresa Lima.

 

Gosto de ler as cartas dos poetas
Algumas dizem pouco. Quase nada…
Um lívido circuito nas rosetas
Das letras…Às vezes sol
Fugindo entre águias pretas
A Dor que se adivinha sob
As unhas rosadas
Que influem no papel e nas canetas


Natércia Freire (poema Colaboradores)



Natércia identificou o Poeta como anjo caído ou triunfador, a quem foi dado o privilégio de habitar o paraíso, mas que também recebeu o benefício de como criança inocente …habitar a terra. Assume que o poeta mal se apercebe nos instantes da criação que foi um instrumento e intermediário entre o mistério e a realidade – e que é através de si que passa a corrente do Eterno. Orgulhosamente reclama, porém, que a Poesia, se nasceu pela graça da Poesia, é pertença de todos… mas apenas o poeta escreve a última palavra do poema…

 

Natércia Freire começou a publicar poesia muito cedo, sendo vasta a sua obra poética, memorialista e de ficção. Foi uma personalidade isenta no exercício do seu papel de jornalista literária, e de  divulgadora da obra e do mérito dos artistas do seu tempo, tendo dirigido a “Página Literária de Artes e Letras” do Diário de Notícias, durante 20 anos.

O centenário do nascimento de Natércia Freire é celebrado na BNP com uma exposição, patente de 11 de julho a 31 de outubro, comissariada por Teresa Almeida, que documenta a sua poesia, outros escritos (memorialismo, ficção, música) assim como a sua atividade de jornalista literária.