Versão para impressão Enviar por E-mail
fontes_musicais_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Horários

 

Até 16 jul.:

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

De 17 jul. a 16 set.:
2.ª - 6.ª: 9h30 - 17h30

 

 

Convite | Cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 



Fontes musicais manuscritas para violão

nos acervos luso-brasileiros 

RECITAL-CONFERÊNCIA | 6 set. '19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

O violão – como é conhecida no Brasil a guitarra clássica – parece ter sido introduzido na América Portuguesa no início do século XIX, quando era denominado como “viola francesa”, “viola espanhola” ou simplesmente “viola”. O recital-conferência oferece informação sobre os resultados obtidos em uma segunda etapa de pesquisa no âmbito do projeto homônimo, ou seja, de pesquisa documental de fontes primárias em arquivos e coleções no Brasil e em Portugal, realizado pelo musicólogo brasileiro André Guerra Cotta, professor da Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ, Brasil).

A primeira etapa consistiu em pesquisa de fontes em acervos no Brasil. A etapa presente, realizada desde outubro de 2018, se concentra em acervos portugueses, começando pela Biblioteca Nacional. O projeto tem como objetivo localizar fontes musicais manuscritas (ou impressos raros) contendo música notada para o instrumento, preferencialmente obras para violão solo, mas também obras que tenham acompanhamento escrito em notação moderna para o instrumento. Além de informação detalhada sobre as fontes e sobre o repertório musical levantado, o recital-conferência apresentará em performance algumas das obras selecionadas, que posteriormente passarão por processo editorial com vistas à sua publicação, permitindo assim uma difusão mais ampliada e sua execução por outros instrumentistas, através de edições acompanhadas de aparato crítico, de informação histórica e musicológica.

O projeto vem sendo realizado através de bolsa CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, junto ao CESEM, da Universidade Nova de Lisboa, sob a supervisão do Prof. David Cranmer. Além do musicólogo André Guerra Cotta, participarão do recital o bandolinista Pedro Aragão e o violonista Nery Borges, ambos vinculados à Universidade de Aveiro.