Versão para impressão Enviar por E-mail
servicos_pecuarios_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horários

 

Até 16 jul.

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

De 17 jul. a 16 set.:
2.ª - 6.ª: 9h30 - 17h30

 

Folha de sala

 

 

dgav_centenario

 

Apoio:




Centenário da Direção Geral dos Serviços Pecuários

DESTAQUE | 1 - 30 ago. ´19 | Sala de Referência | Entrada livre


Pequena mostra que assinala o centenário da criação de serviços veterinários públicos em Portugal.

A 10 de maio de 1919 foi publicado o Dec. Lei n.º 5308-P, que aprovou a criação da Direção Geral dos Serviços Pecuários na orgânica do Ministério da Agricultura, atribuindo-lhe as competências de aplicação das políticas públicas nos domínios da proteção dos animais e da higiene dos produtos que se obtêm dos animais.  

No final da 2.ª década do século XX, a atmosfera política e a realidade socioeconómica do país não podiam ser mais depressivas e trágicas. Vivia-se no rescaldo dos desastres militares da I Guerra Mundial, da Batalha de La Lys. A pandemia da «gripe espanhola» tinha devastado as famílias portuguesas, vitimando mortalmente cerca de 120 mil portugueses e mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo; os espectros das memórias da Guerra, e do assassinato do Presidente da República Sidónio Pais, pairavam no espírito dos portugueses. Tudo contribuía para adensar a espessura do negro manto de fome e de ruína que cobria a sociedade portuguesa e entorpecia os espíritos mais lúcidos. A miséria das carências mais básicas alastrava tragicamente, escancarava-se nas vielas insalubres das cidades e nas veredas infectas do mundo rural.

Neste contexto, os animais podiam ser uma âncora para o renascimento, através de políticas públicas no domínio da produção pecuária e da agricultura, que teriam assim um papel propulsor de um novo e promissor futuro. É esta a ideia que subjaz à criação da Direção Geral dos Serviços Pecuários.

Através desta pequena mostra revisita-se, através de obras e documentos preservados na BNP, a atividade e a importância dos serviços veterinários públicos ao longo do tempo.