Print E-mail
metropolitana_i_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

 

 

 

metropolitana

 


Música na Biblioteca

Orquestra Metropolitana de Lisboa

CONCERTO | 12 jul. '19 | 21h00 | Sala de Leitura Geral | M/6 | Bilhetes: 8 € *

 

Programa

 

V. Pearce de Azevedo Hommage à Messiaen
E. Carrapatoso Modos de Expressão Ilimitada, Op. 18
A. Dvořák Sinfonia N.º 9, Op. 95, Do Novo Mundo


Pedro Amaral | maestro


A Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta, com direção do maestro Pedro Amaral, peças dos compositores portugueses Pearce de Azevedo e Eurico Carrapatoso, e a Sinfonia N.º 9, Op. 95, de A. Dvořák, neste último concerto da temporada na Biblioteca.  

Uma obra musical é um mundo, em si mesma. Projeta-se e materializa-se num quadro de referências que lhe é próprio, mas dialoga simultaneamente com o que a rodeia, desde o momento em que é criada até às infindáveis reinvenções de cada interpretação, de cada escuta.

Nesse sentido, este programa da Orquestra Metropolitana de Lisboa percorre diferentes mundos. Aproxima-se dos universos de dois compositores com lugar cativo no panorama musical português do passado meio século, para lá do «Novo Mundo» que Antonín Dvořák conheceu nos E.U.A. em finais do século XIX. As peças de Vasco Pearce de Azevedo e de Eurico Carrapatoso coincidem em diferentes aspetos. Foram ambas compostas em 1998 e homenageiam o francês Olivier Messiaen (1908-1992), um compositor pioneiro que, de maneira audaz, soube fecundar a criação musical com inspirações improváveis, integrando-as na sua própria linguagem.

Já a Sinfonia N.º 9 do compositor checo é trespassada por melodias autóctones, algumas baseadas em canções que ouviu, outras inspiradas numa projeção idealizada das culturas dos negros e dos índios norte-americanos.


* Reservas / Informações

Tel. 1820 (24 horas) / 21 361 73 21
Ticketline e locais habituais
Na Sede da Metropolitana,
2.ª a 6.ª, 10h30 - 17h30
No dia e local do concerto,
a partir das 20h00