Print E-mail
natercia_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Horários

 

Até 16 jul.

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

De 17 jul. a 16 set.:
2.ª - 6.ª: 9h30 - 17h30

 

 

Folha de sala

 

Convite / Cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio:


 


Natércia Freire (1919-2004)

EXPOSIÇÃO | 11 jul. - 31 out. '19 | Sala de Referência | Entrada livre

 

Exposição celebrativa do centenário do nascimento de Natércia Freire, realizada a partir do espólio da poetisa e jornalista, doado à BNP pela família.

 

Logo que nasci
Foi-me dada ordem
De me procurar.
Logo assim e aqui
Não vou ter descanso
Em nenhum lugar.


Natércia Freire



Natércia Freire começou a publicar poesia muito cedo, sendo vasta a sua obra poética memorialista e de ficção. Foi uma personalidade isenta no exercício do seu papel de jornalista literária, e de  divulgadora da obra e do mérito dos artistas do seu tempo, tendo dirigido a “Página Literária de Artes e Letras” do Diário de Notícias, durante 20 anos.

Os diferentes núcleos desta exposição, comissariada por Teresa Almeida, abrangem a poesia de Natércia Freire, outros escritos (memorialismo, ficção, música) e  a sua atividade de jornalista literária.

Na correspondência inventariada e recebida por Natércia  surgem grandes nomes das Artes e das Letras da língua portuguesa, como José Régio, Vitorino Nemésio, Hernâni Cidade, Fernanda de Castro, João Gaspar Simões,  David Mourão Ferreira,  Jorge de Sena, José Rodrigues Migueis, Ferreira de Castro, Natália Correia. Também escritores de outras nacionalidades estão incluidos, como o poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa e os brasileiros Ribeiro Couto, Lygia Fagundes Teles, Cecília Meireles, Clarice Lispector e Dinah Silveira de Queiroz.