Versão para impressão Enviar por E-mail
democracia_livro_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

 

Convite / Cartaz

 

 

 

 

 

 

 

 


Democracia do Livro em Portugal
Transições, Protagonistas e Evolução Sociocultural

LANÇAMENTO | 14 mar. ´19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

democracia_livroUma edição Âncora, que publica a tese de doutoramento de Rui Beja. Com apresentação de José Afonso Furtado.

 

...........

 

A democracia do livro – entendida como liberdade de edição, divulgação e facilidade de acesso a obras, literárias ou de informação, publicadas sob a forma de livro – no contexto social português, constitui, pelos efeitos relevantes produzidos na evolução dos hábitos de compra e leitura de livros e subsequente impacto no desenvolvimento sociocultural, o tema central desta obra.

Um projeto que nasceu com o objetivo de estudar as condições sociopolíticas, culturais e profissionais que, num período em que se assistiu à transição do regime ditatorial do Estado Novo para uma democracia com liberdade de expressão e informação, caraterizaram as mudanças que ocorreram na edição e comércio livreiro na década de 70 do século XX e potenciaram o respetivo contributo para a evolução económica, social e cultural da população portuguesa.

Propósito ambicioso que entendi importante desenvolver com sustentação institucionalmente aferida: investigação académica com base em estratégia metodológica qualitativa, contemplando utilização de fontes secundárias, documentais, e primária, entrevistas com prestigiados profissionais do livro que viveram as transformações ocorridas nos anos de 1970.

Do estudo que desenvolvi resultou O Livro em Transição: Edição e Comércio do Livro em Portugal (1970-1980), tese de doutoramento em Estudos Culturais na especialidade de Sociologia da Cultura, pelas Universidades de Aveiro e do Minho, aprovada em outubro de 2018.

Um trabalho que radica num amplo envolvimento de perto de cinco décadas na indústria cultural do livro, da gestão empresarial ao associativismo profissional e do ensino universitário à investigação. Um contexto plurifacetado em que a entrada no mundo do livro pela via da gestão financeira, a minha formação de origem, proporcionou uma relação abrangente com as diferentes dimensões, especificidades e agentes do livro; uma visão inclusiva, livre de preconceitos relativamente a cada elo da cadeia de valor e ao seu impacto como indústria cultural.

Rui Beja