Versão para impressão Enviar por E-mail
mensagem_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

 

Convite / Cartaz

 

 

 


Mensagem e poemas publicados em vida,

de Fernando Pessoa

LANÇAMENTO | 12 mar. ´19 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

Volume I da Edição Crítica de Fernando Pessoa, a obra Mensagem e poemas publicados em vida, conta com a chancela da Imprensa Nacional e é apresentada por Luiz Fagundes Duarte e Ivo Castro.

 

Compilada pela Equipa Pessoa, um Grupo de Trabalho para o Estudo do Espólio e Edição Crítica da Obra Completa de Fernando Pessoa, criado em 1988, esta publicação apresenta poemas de Fernando Pessoa e seus heterónimos, Poemas Ingleses, a Mensagem, o Livro do Desassossego, Cadernos, entre outros poemas.

As publicações da Equipa Pessoa enquadram‑se em duas coleções: Estudos, dedicada a problemas da edição e do espólio, e Edição Crítica. Esta coleção, na sua Série Maior, publica os textos de Fernando Pessoa sob a forma de edições critico‑genéticas. Os mesmos textos, em transcrição atualizada e sem aparato e notas, serão publicados na coleção Pessoana, série Edições.

Como escreve Luiz Fagundes Duarte em «O Palácio Abandonado: Uma Introdução», texto com que introduz Mensagem e poemas publicados em vida, esta obra «Conserva as ortografias utilizadas em cada um dos testemunhos que lhe serviram de base (…) Considera todos os testemunhos autógrafos conhecidos de cada poema (…) Acrescenta (…) um novo poema em português (o n.º 86) (…) Acrescenta, também, cinco poemas escritos noutras línguas (…) Considera, pela primeira vez, e a isso dá bastante relevo, as traduções feitas e publicadas por Pessoa a partir do inglês e do espanhol».