Print E-mail
mpmp_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Horário de verão 2018
18 jul. - 18 set.
2.ª - 6.ª 09h30 - 17h30
sáb.  Encerrado

 

Cartaz

 

mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa


Nova Temporada do mpmp / fev. - jul. '19

APRESENTAÇÃO | 19 fev. ’19 | 11h00 | Auditório | Entrada livre

 

Com 30 eventos programados, que incluem música de 65 compositores e sete estreias, o MPMP - Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa - vai interpretar ao longo deste ano, em diversos locais do País - desde o ateliê de pintura de Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, até ao Teatro da Trindade, em Lisboa - música clássica de compositores portugueses de todas as épocas.

A nova temporada oferece também, ao nível editorial, 34 novos títulos nas suas edições de partituras, 5 CDs e mais um número da habitual revista Glosas.

A celebração do centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen marca forte presença na programação, com a estreia de um conto musical no Teatro LU.CA, de um inédito recital de canto e piano, e com a apresentação em concerto do resultado do Prémio Musa, concurso lançado na temporada passada para a composição de obras corais sobre poemas da célebre poeta.

O(s) vencedore(s) do Prémio Musa será(ão) anunciado(s) na conferência de imprensa.

Presentes na apresentação da temporada estarão o Presidente da Direção do MPMP, Edward Luiz Ayres d'Abreu, bem como representantes da Escola Superior de Música de Lisboa e do Museu da Música Portuguesa, duas das entidades parceiras da temporada.

 

 

O MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, é uma plataforma constituída por centenas de músicos do espaço lusófono e reúne diversos projetos em prol da divulgação de música de tradição erudita ocidental. Enquanto plataforma de contacto entre compositores, musicólogos, instrumentistas e melómanos, tem publicado, desde 2010, a revista Glosas, bem como inúmeros projetos editoriais (CDs, livros e partituras), e promovido a realização de espetáculos um pouco por todo o país e pelo estrangeiro (Brasil, Dinamarca, França e Suécia), divulgando música de compositores de toda as épocas com a colaboração de alguns dos mais promissores nomes da nova geração de instrumentistas portugueses.

Desde a criação do Ensemble MPMP, em 2012, tem promovido o diálogo entre a criação contemporânea e a estreia moderna de repertório esquecido. O MPMP estabeleceu parcerias com algumas das instituições de maior relevo no panorama cultural português, tais como a Biblioteca Nacional de Portugal, as universidades de Aveiro e de Évora, o Museu da Música Portuguesa e o Museu Nacional da Música.