Versão para impressão Enviar por E-mail
botto_pessoa_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

UID/ELT/00657/2013

 

 

fct_novo

 

 


António Botto & Fernando Pessoa: Poéticas em Diálogo

COLÓQUIO | 15 mar. '19 - Auditório BNP / 16 mar. '19 - Museu de Lisboa | Entrada livre | Programa

botto_pessoa_bnp-e3-107-5rEvocando os 60 anos da morte de António Botto, o Colóquio António Botto & Fernando Pessoa: Poéticas em Diálogo tem como objetivo aprofundar as múltiplas ligações literárias entre os dois autores, num encontro de dois dias repartido pela Biblioteca Nacional de Portugal e o Museu de Lisboa. Está igualmente agendada a apresentação do documentário À Procura de António Botto, uma produção da RTP2, da autoria de Margarida Almeida Bastos, com realização de Cristina Ferreira Gomes.

Ao longo das obras de Botto e de Pessoa encontram-se inúmeras referências explícitas e implícitas que permitem constatar o diálogo entre esses dois poetas e pensadores. No caso de Fernando Pessoa, existe uma série de testemunhos – textos críticos, prefácios, posfácios e traduções – que evidenciam o interesse deste autor pelas diferentes facetas da produção bottiana. Na poética e prosa de Botto, há igualmente bastantes referências crítico-literárias à obra pessoana.

O encontro é organizado por Nuno Ribeiro e Margarida Almeida Bastos, com o apoio da Biblioteca Nacional de Portugal, do Museu de Lisboa, do IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição e da RTP2.