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Música na Biblioteca / Telemann e Boismortier
Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa

CONCERTO | 30 nov. '18 | 13h00 | Auditório | Entrada Livre

 

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Programa

 

G. P. Telemann Sonata para Fagote em Fá Menor, TWV 41: f1

J. B. de Boismortier Suíte para Teclas em Dó Menor, Op. 59/1, I a III

G. P. Telemann Sonata para Fagote em Mi Menor, TWV 41: e5

J. B. de Boismortier Suíte para Teclas em Dó Menor, Op. 59/1, IV e V

J. B. de Boismortier Sonata para Dois Fagotes em Ré Menor, Op. 14/3

Lurdes Carneiro, Rafaela Oliveira | fagotes
Marcos Magalhães | cravo
Tatiana Leonor | violoncelo


 

No início do século XVIII surgiram na Alemanha várias publicações periódicas destindaas às famílias mais ilustradas e com mais recursos. Entre estas, a primeira publicação exclusivamente dedicada à disciplina musical data de 1728. Intitulava-se O fiel mestre de música. Sendo uma iniciativa de Georg Phillipp Telemann, tinha como duplo propósito servir de recurso didático para músicos amadores e facultar repertório para ser tocado nos salões de convivência privados. Ao longo de cerca de um ano foram impressos 25 números com curtas peças vocais e instrumentais assinadas por vários compositores e por si próprio, tais como a Sonata para Fagote TWV 41: f1. Uma década mais tarde, o mesmo Telemann publicou outro livro célebre, os Essercizii Musici. Trata-se neste caso de uma compilação de sonatas particularmente representativa do género naquela época. Acha-se aí a Sonata TWV 41: e5 que, embora fosse originalmente destinada para viola da gamba, seria também tocada por instrumentos de equivalente tessitura, como é o caso do fagote.

 

À semelhança de Telemann, também Joseph Bodin de Boismortier foi um dos músicos mais empreendedores no então recente mercado da edição de partituras, no seu caso a partir da cidade de Paris. Teve assim origem a Sonata para Dois Fagotes Op. 14/3, em 1726. São três andamentos marcados pelos arquétipos de dança, conforme era comum na música instrumental daquele período, sobretudo em França. Isso mesmo o comprova a sua Suíte para Cravo Op. 59, composta uma década mais tarde. Neste caso, os padrões ritmos dançáveis aparecem associados a expressões de carácter… tais como «A cavernosa» ou «A esquelética»!

 

Fonte: https://www.metropolitana.pt