Versão para impressão Enviar por E-mail
panorama_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Convite / Cartaz

 


Panorama de Lisboa

LANÇAMENTO | 27 nov. '18 | 18h30 | Auditório | Entrada livre

Ebook  com estudo da autoria de Wilhelm Gottlieb Tilesius, com tradução e notas de Fernando Clara, sobre as impressões colhidas na primeira expedição a Portugal do conde Johann Centurius von Hoffmannsegg e de Wilhelm Gottlieb Tilesius, realizada entre o outono de 1795 e a primavera de 1796, para estudar a História Natural do país. A apresentação da obra está a cargo de Bruno Barreiros.

Em 1797, Hoffmannsegg, na companhia de Heinrich Friedrich Link, voltaria a Portugal e esta segunda viagem, que se prolongou por mais de dois anos, deu origem a várias publicações, entre as quais se destacam as Notas de uma viagem a Portugal e através de França e Espanha, da autoria de Link, já publicada nesta coleção, e do texto de Tilesius que aqui se apresenta em tradução portuguesa.

Este texto, que descreve diversos aspetos da sociedade, da arquitetura e dos usos e costumes da população de Lisboa de finais do século XVIII, foi originalmente publicado em 1799, como «Suplemento» à tradução alemã do Panorama de Lisboa no ano de 1796 de J. B. F. Carrère. Trata-se de um extenso «Suplemento» que permite ainda perceber os contextos das viagens naturalistas, as redes científicas europeias em que se inscrevem e os obstáculos (políticos e religiosos) que enfrentam. Escrito num tom radicalmente protestante e iluminista, o «Suplemento» reproduz e confirma o olhar típico da Europa do Norte sobre um Sul católico, miserável, indolente e ignorante.

Tilesus é um naturalista cujo nome se associa às designações taxonómicas de algumas dezenas de espécies marinhas que recolheu e descreveu durante a viagem científica de circum-navegação que fez, entre 1803 e 1806, sob o comando do capitão Adam Johann von Krusenstern.