Versão para impressão Enviar por E-mail
varela_gomes2_banner

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

Convite / Cartaz

 

 

 

 


 

 

 

 

 


Paulo Varela Gomes (1952-2016)

SESSÃO | 29 out.’18 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

Sessão evocativa de Paulo Varela Gomes, homenageando a sua vertente literária, promovida pela Associação Portuguesa de Historiadores da Arte (APHA) e com palestra por António Guerreiro.

 

 

A sessão inclui-se num ciclo de conferências dedicadas a Paulo Varela Gomes, nome maior da História da Arte em Portugal, e ao seu legado académico, crítico, historiográfico e literário

 

Paulo Varela Gomes nasceu em Lisboa, a 28 de Outubro de 1952, e faleceu em Podentes, concelho de Penela, a 30 de Abril de 2016, depois de uma prestigiada carreira como professor universitário, historiador de arte e de arquitectura, crítico e escritor. Colaborou regularmente com jornais e revistas, da especialidade e generalistas, tendo-se tornado conhecido do grande público também pela apresentação do documentário televisivo O Mundo de Cá, de que foi co-autor, sobre a presença portuguesa no Oriente.

O ciclo de homenagem centra-se na abordagem do perfil intelectual que Paulo Varela Gomes apresentou ao longo do seu percurso profissional, consistindo em quatro sessões públicas sobre alguns temas essenciais do trabalho do homenageado: a História da Arquitectura, o Oriente, a Pintura e a Literatura.

Cada sessão conta com um moderador e um painel, composto por figuras do meio universitário, museológico, literário e editorial, que irão testemunhar e salientar os principais contributos trazidos por Paulo Varela Gomes para as várias áreas disciplinares.

 

(Fonte: Apha - Associação Portuguesa de Historiadores da Arte)

 

Cabeçalho: Pormenor de ilustração de V. Tavares, da capa de Passos Perdidos, de Paulo Varela Gomes. Tinta da China, 2016.