Versão para impressão Enviar por E-mail
mpmp_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Horário de verão 2018
18 jul. - 18 set.
2.ª - 6.ª 09h30 - 17h30
sáb.  Encerrado

 

Convite / Cartaz

 

mpmp - movimento patrimonial pela música portuguesa


Temporada mpmp (set. - dez. '18)

APRESENTAÇÃO | 18 set. ’18 | 11h00 | Auditório | Entrada livre

 

O MPMP propõe para os próximos meses uma intensa agenda. Serão, no total, 32 eventos com música de 64 compositores, 6 estreias absolutas (incluindo uma ópera, Ninguém e Todo-o-Mundo), 6 novos CDs, 6 partituras inéditas, um novo Songbook e um concurso de composição.


A programação MPMP passará por espaços privilegiados tais como o Museu Nacional de Arte Antiga ou o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, o Palácio de Seteais, em Sintra, o Convento de São Francisco, em Coimbra, ou o Teatro Helena Sá e Costa, no Porto. Espera-se Bomtempo, homenageiam-se António Fragoso, Joly Braga Santos e Bernardo Sassetti, celebram-se Luís Tinoco, António Pinho Vargas ou Amílcar Vasques-Dias, entre muitos outros.


Uma temporada ambiciosa, que redescobre património esquecido, estimula a criação contemporânea, desafia o diálogo entre música e arquitectura e provoca a participação do público.

 

 

O MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, é uma plataforma constituída por centenas de músicos do espaço lusófono e reúne diversos projectos em prol da divulgação de música de tradição erudita ocidental. Enquanto plataforma de contacto entre compositores, musicólogos, instrumentistas e melómanos, tem publicado, desde 2010, a revista Glosas, bem como inúmeros projectos editoriais (CDs, livros e partituras), e promovido a realização de espectáculos um pouco por todo o país e pelo estrangeiro (Brasil, Dinamarca, França e Suécia), divulgando música de compositores de toda as épocas com a colaboração de alguns dos mais promissores nomes da nova geração de instrumentistas portugueses.

Desde a criação do Ensemble MPMP, em 2012, tem promovido o diálogo entre a criação contemporânea e a estreia moderna de repertório esquecido. O MPMP estabeleceu parcerias com algumas das instituições de maior relevo no panorama cultural português, tais como a Biblioteca Nacional de Portugal, as universidades de Aveiro e de Évora, o Museu da Música Portuguesa e o Museu Nacional da Música.