Versão para impressão Enviar por E-mail
abelaira_banner2

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

Cartaz / Convite

 

 

 

 

 


Augusto Abelaira, um amigo também

SESSÃO | 19 setembro '18 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

 

Encontro sobre Augusto Abelaira, com intervenções de:

. Maria Antónia Palla – Augusto Abelaira, um amigo também
. Paulo Alexandre Pereira – Outrora, agora. Ler Augusto Abelaira hoje

Este encontro decorre no âmbito da exposição Augusto Abelaira e o continuum narrativo, patente na BNP até 29 de setembro.

 

 

Maria Antónia Palla nasceu em 1933 em casa dos avós paternos, no Seixal. Frequentou o Licée Français Charles Lepierre, em Lisboa, do 1.º ao 7.º anos. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa. Aí conheceu e se tornou amiga de Augusto Abelaira. É casada, tem um filho e dois netos. O jornalismo foi a sua única profissão, iniciada em 1968 no Diário Popular. Trabalhou depois em diversos jornais, revistas e televisão, notabilizando-se na realização de grandes reportagens e trabalhos de investigação.
Simultaneamente, desenvolveu intensa atividade cívica e política, nomeadamente na defesa da democracia, da liberdade de imprensa e dos direitos das mulheres. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Sindicato e de presidente da Caixa de Previdência dos Jornalistas. Foi membro eleito do Conselho de Imprensa e do Fórum Português para a Paz e Democracia em Angola. É uma das fundadoras da Biblioteca Feminista Ana de Castro Osório, integrada na Biblioteca Municipal de Belém. Publicou vários livros dos quais de destacam: Só acontece aos outros: histórias de violência; Revolução, meu amor; e Viver pela liberdade.
É comendadora da Ordem da Liberdade. Após a reforma, aos 75 anos, manteve-se ativa, participando em campanhas eleitorais, colóquios, conferências, escrevendo artigos e prefácios, e apresentando livros.

 

Paulo Alexandre Pereira é licenciado em Português-Inglês (Universidade de Aveiro, 1990), mestre em Literatura Comparada (Universidade Nova de Lisboa, 1996) e doutor em Literatura (Universidade de Aveiro, 2005). Exerce funções como professor auxiliar no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde, desde 1991, tem lecionado várias disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento na área da Literatura Portuguesa e desenvolvido atividade de investigação no domínio dos Estudos Literários. É investigador no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Coordenou um volume de ensaios sobre a obra de Augusto Abelaira (Voltar a Ler: Augusto Abelaira, Universidade de Aveiro 2008) e publicou vários estudos sobre o autor que se encontram dispersos por diversas publicações nacionais.