Versão para impressão Enviar por E-mail
constanca_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

Folha de sala

 

Cartaz / Convite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio: 


O Agora… é tudo o que temos

Constança Capdeville (1937-1992)

MOSTRA | 8 fev. - 12 maio '18 | Mezzanine | Entrada livre

Compositora, intérprete e professora, Constança Capdeville foi uma figura de destaque no panorama musical português pelo seu espírito inovador na conceção, na forma e nos materiais utilizados para a criação musical e na função que conferiu ao próprio concerto, enquanto espetáculo participado.


Nasceu em Barcelona onde inicia os seus estudos musicais. Devido às condicionantes político-sociais decorrentes da Guerra Civil de Espanha, a família estabeleceu-se em Portugal, em 1951, onde ela prosseguiu os estudos superiores no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, com Varela Cid (piano) e Jorge Croner de Vasconcellos (composição). Mais tarde frequentou os cursos especiais de Musicologia, Interpretação de Música Antiga e Técnica de Acompanhamento, sob a orientação de Santiago Kastner.


Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), participou em projetos de investigação musicológica na Biblioteca da Ajuda e na Biblioteca Nacional e, em 1962, trabalhou com o compositor e pedagogo Philip Jarnach. No mesmo ano, recebeu o Prémio de Composição do Conservatório Nacional de Lisboa, atribuído à obra para órgão Variações sobre o nome de Stravinsky. Foi membro dos Menestréis de Lisboa, sob a direção de Santiago Kastner, do grupo de câmara Convivium Musicum e do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, sob a direção de Jorge Peixinho, tendo também sido percussionista convidada da Orquestra Gulbenkian em concertos de música contemporânea. Em 1969, registou a sua primeira participação no Festival de Música Gulbenkian.


Aliou a música à componente cénica e foi precursora na composição de obras para teatro musical em Portugal, género a que se dedicou sobretudo a partir da década de 80 com o grupo ColecViva, que fundou e dirigiu. Essa ligação com o teatro levou-a também a utilizar elementos cénicos em algumas das suas peças de câmara. Compôs música para bailado e para cinema.


Notabilizou-se também como pedagoga, nomeadamente na Academia de Música de Santa Cecília, no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola Superior de Música de Lisboa. A partir de 1980, foi professora convidada no Departamento de Ciências Musicais da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou as cadeiras de História e Problemática da Interpretação, e Análise da Música do Século XX.


Foi membro da direção do Conselho Português da Música e membro efetivo da Associaciò Catalana de Compositors de Barcelona. Em outubro de 1990, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural, e em junho de 1992, a título póstumo, o grau de Comendador da Ordem de Santiago de Espada.


Nesta mostra evocativa podem ser vistas partituras, guiões de espetáculos, anotações e outros documentos pertencentes ao seu espólio, que integra as coleções de Música da BNP desde setembro de 2012, por doação de Manuel Cintra.

 

Cabeçalho: Pormenor de Mise en Requiem (1979)