Versão para impressão Enviar por E-mail
potter_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Programa

 

 

 

cetaps

cidtff

 

 

 

 


Harry Potter (1997-2017): 20 anos

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL | 20 out. '17 | 14h00 | Auditório | Entrada Livre | Programa


Em 2017, Harry Potter e o seu universo celebram vinte anos de existência. Desde 1997, a famosa personagem da autoria de J. K. Rowling (n. 1965) tornou-se um fenómeno e um ícone cultural que ainda continua a seduzir leitores jovens (e não tão jovens) nos quatro cantos do globo. A série de romances ocupa um total de 4 195 páginas e vendeu mais de 500 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se a mais vendida de sempre. As suas obras foram traduzidas para mais de 65 línguas e, desde 2001, adaptadas ao cinema, despertando, a partir do final dos anos 90 do século passado, nos adolescentes e jovens, um maior interesse pela leitura.


J. K. Rowling residiu no Porto, entre 1991 e 1993, onde ensinou inglês como língua estrangeira e conheceu o jornalista Jorge Arantes, com quem casa em outubro de 1992, e de quem tem uma filha, Jessica Isabel Rowling Arantes, nascida no ano seguinte. O casal separa-se em novembro de 1993, e, no mês seguinte, Rowling e a filha mudam-se para Edimburgo, levando a autora já redigidos três capítulos da obra que viria a chamar-se Harry Potter and the philosopher’s stone. O casal divorcia-se em 1994.


Rowling termina o manuscrito de Harry Potter and the philosopher’s stone em 1995 e a obra é recusada por doze editoras até ser aceite, no ano seguinte, pela Bloomsbury, que a publica em junho de 1997. Em julho do ano seguinte surge o segundo volume, Harry Potter and the chamber of secrets, e o terceiro, Harry Potter and the prisoner of Azkaban, é publicado em julho 1999. Um ano volvido, em julho de 2000, surge Harry Potter and the goblet of fire, e passados três, em junho de 2003, é publicado o quinto volume, Harry Potter and the Order of the Phoenix, surgindo, em julho de 2005, o sexto volume, Harry Potter and the half-blood prince, que vende nove milhões de cópias no primeiro dia. Em julho de 2007, é publicado o sétimo volume Harry Potter and the deathly hallows, que vende, num só dia, onze milhões de cópias na Grã-Bretanha e nos EUA. Em 2016, é publicada a peça de teatro Harry Potter and the cursed child, redigida por Rowling, Jack Thorne e John Tiffany, que se torna um êxito de bilheteiras em Londres. Em outubro de 2017 serão publicadas, pela British Library, para acompanhar a exposição dedicada a Potter, duas obras sobre magia a partir do universo de Harry Potter: Harry Potter: a history of magic, que é o catálogo da exposição com o mesmo nome, e que integra ensaios de Steve Backshall, Richard Coles, Owen Davies, Julia Eccleshare, Roger Highfield, Steve Kloves, Lucy Mangan, Anna Pavord e Tim Peake) e Harry Potter: a journey through a history of magic, obra redigida por curadores da British Library, e que consiste numa história da magia, da alquimia aos unicórnios e dragões, passando por Hogwarts, e que inclui desenhos e páginas de manuscritos, entre outro material que se encontra no espólio da British Library.


Rowling publicou ainda outras obras relacionadas com o mundo (im)possível de Potter, designadamente: Fantastic beasts and where to find them; Quidditch through the ages (2001), The tales of Beedle the bard (2008), Short stories from Hogwarts of power, politics and pesky poltergeists; Short stories from Hogwarts of heroism, hardship and dangerous hobbies; Hogwarts: an incomplete and unreliable guide (2016), e o guião Fantastic beasts and where to find them (2016). A autora publicou ainda vários livros para adultos, nomeadamente The casual vacancy (2012), e os romances policiais The cuckoo's calling (2013), The silkworm (2014), Career of evil (2015) e Lethal white (no prelo), sob o pseudónimo Robert Galbraith.


Esta conferência internacional de um dia, que reúne em Lisboa investigadores internacionais que se dedicam ao estudo do universo do jovem Potter, pretende assinalar os 20 anos de um «produto» e ícone cultural universal. Nesse dia estará também patente uma pequena mostra de obras de J. K. Rowling, organizada pela Biblioteca Nacional de Portugal.