Versão para impressão Enviar por E-mail
jaime_reis_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 


 


Alguns homens de meu tempo
e outras memórias de Jaime Batalha Reis

LANÇAMENTO | 26 out. '17 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre

Lançamento da obra de Elza Miné, que será apresentada por Carlos Reis (Universidade de Coimbra) e Luiz Fagundes Duarte (Universidade Nova de Lisboa).

Jaime Batalha Reis (1847-1935) tinha em vista registar recordações de seus amigos, cuja reunião viria a constituir um volume a intitular-se Alguns homens de meu tempo. Não chegou, contudo, a realizar tal projeto que, desde seus primeiros anos como cônsul em Newcastle, até os últimos passados na Quinta da Viscondessa, em Portugal, sempre acalentou e referiu.

O presente livro tem por objetivo apresentar, nas partes I e II, a gestação e uma (possível) concretização desse mesmo projeto, alinhavando-o Elza Miné em nome de Batalha Reis. Seguem-se “Outras memórias” de Batalha Reis, como anunciadas no título deste volume.

Desde muito jovem (1865) até sua partida para a Newcastle (1883), Batalha contribuiu assiduamente na imprensa periódica portuguesa. Os anos ingleses, no entanto, serão os de vivência de um contexto mais amplo, ultrapassando perspectivas e limites meramente nacionais, em contacto direto com grandes centros (Londres, e também Paris) em que progressivamente se delineia e se particulariza sua versatilidade como jornalista.

Se as consagradas páginas do In Memoriam, sobre o amigo Antero, e as do prefácio às Prosas Bárbaras, do companheiro Eça, exibem inegáveis qualidades literárias da escrita da memória, várias de suas colaborações para a imprensa, tributárias do olhar de um observador/testemunha da sociedade do seu tempo e reveladoras das preocupações dominantes do apaixonado pela pintura e pela música, confirmam suas qualidades de memorialista emérito. Na verdade, a inclinação memorialista e a propensão crítica mutuamente se fertilizam, promovendo cruzamentos de procedimentos escriturais, inscrevendo Jaime Batalha Reis, de direito e de facto, no território da literatura.

Elza Assumpção Miné possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1957), Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1970), Pós Doutorado no King’s Colege da Universidade de Londres (1972-1973), Livre Docência pela Universidade de São Paulo (1991). Foi professora convidada – Estudos luso-brasileiros - da State University of New York at Stony Brook (1979- 1980), onde também atuou como consultora curricular estrangeira. Atualmente é professora visitante do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários na Universidade de Mato Grosso, e professora colaboradora (aposentada) da Área de Pós Graduação Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. É pesquisadora Senior do CNPq.

Suas atividades de docência e pesquisa realizam-se, notadamente, nos campos da Literatura e Imprensa no século XIX (Brasil e Portugal), da produção jornalística de Eça de Queirós, das relações da Geração de 70, especialmente Eça e Batalha Reis, com o Brasil , e da Crítica textual (autores modernos): edições críticas e comentadas. É membro do Conselho Editorial da revista Queirosiana, da revista Via Atlântica, USP, e do Conselho Cultural da Fundação Eça de Queirós, Tormes, Portugal