Coleções
Versão para impressão Enviar por E-mail


Sala de Leitura para Deficientes Visuais

Horário
2ª a 6 Feira,
das 09h30 às 17h30
Sábados - Encerrado

Contactos
Tel:  21 7982053

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Recursos Braille


A colecção de livros em Braille compreende cerca de 2.900 títulos / 9.000 volumes, entre os quais se inclui o primeiro livro impresso em Portugal, sendo a temática muito variada: psicologia, filosofia, xadrez, tiflologia, etc. As áreas com maior expressão são os manuais escolares e a literatura, onde o género dominante é o romance, embora também inclua poesia e teatro. A literatura infanto-juvenil está igualmente representada.


São cerca de 50 os periódicos - portugueses e estrangeiros - que integram esta colecção, 25 dos quais em continuação, abrangendo temáticas diversas, incluindo a da deficiência visual. Destacam-se as publicações Poliedro, Rosa dos Ventos e Ponto e Som, revistas portuguesas em Braille que merecem realce quer pela sua longevidade, quer pelos serviços culturais e informativos prestados aos deficientes visuais. A revista Ponto e Som é publicada pela BNP, trimestralmente, em Braille e sonoro, desde 1974.

A colecção de Música em Braille contém cerca de 4.000 títulos. Engloba obras didácticas e diferentes géneros de música clássica de compositores como Mozart, Beethoven, Mendelssohn, etc. As obras são para canto e instrumentos, predominando o piano.

Estão disponíveis catálogos da colecção, em Braille e tinta. Obter o catálogo (pdf / txt).