Versão para impressão Enviar por E-mail
printemps_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 


Nós falamos a mesma língua!

ENCONTRO | 30 mar. '17 | 18h00 | Auditório | Entrada livre


Com Teolinda Gersão, Márcia Tiburi,  Sheyla Smanioto, Estevão Azevedo e Roberto Parmeggiani e moderação de Leonardo Tonus e Maria João Cantinho.

A Primavera Literária Brasileira (Printemps Littéraire Brésilien)  inscreve-se numa perspectiva pedagógica e se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura e da literatura lusófonas. Trata-se de um encontro anual europeu inicialmente idealizado para promover e ampliar a formação de estudantes em letras inscritos nos cursos de português em instituições europeias. Desde a sua criação em 2014  pelo professor Leonardo Tonus (Université Paris-Sorbonne) o evento já se consolidou como um importante espaço de discussão literária, potencializando leituras e enriquecedoras experiências culturais em torno da língua portuguesa.

Mais de 30 romancistas, contistas, dramaturgos, poetas e ilustradores participarão da quarta edição da Primavera Literária Brasileira  que acontecerá entre os dias 20 de março e 5 de abril de 2017, em quatro países europeus (França, Bélgica, Portugal e Espanha). Debates, leituras, saraus literários, lançamentos de livros e ateliês de escrita criativa serão organizados em livrarias, centros culturais, espaços institucionais ou voltados ao ensino, em Paris, Bruxelas, Lisboa, Óbidos, Évora, Sintra e Barcelona.


Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim, foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e depois de provas académicas professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada. Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo, Brasil, e conheceu Moçambique, onde decorre o romance de 1997 A Árvore das Palavras. Autora sobretudo de romances, publicou até agora duas novelas (Os Teclados e Os Anjos) e duas colectâneas de contos (Histórias de Ver e Andar e A Mulher que prendeu a Chuva).Quatro dos seus livros foram adaptados ao teatro e encenados em Portugal, Alemanha e Roménia. Dois dos contos deram origem a curtas metragens e está a ser feita uma longa metragem a partir do romance Passagens. Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004.O seu livro mais recente é Prantos, Amores e Outros Desvarios (2016). Vive em Lisboa.

Estevão Azevedo nasceu em Natal (RN) e vive em São Paulo. É editor e mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2005, publicou o livro de contos O som de nada acontecendo (Edições K). Seu primeiro romance, Nunca o nome do menino (Terceiro Nome, 2008, Record, 2016), foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura em 2009. Tem contos publicados em revistas e na antologia de escritores brasileiros Popcorn unterm Zuckerhut – Junge brasilianische literatur, lançada em 2013 na Alemanha. Tempo de espalhar pedras, de 2014, foi eleito romance do ano de 2015 pelo prêmio São Paulo de Literatura, finalista do Prêmio Oceanos, e foi lançado na Itália em 2016 como Tempo di spargere pietre.

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia (UFRGS, 1999). Publicou diversos livros de filosofia, entre eles  As Mulheres e a Filosofia (2002), Filosofia Cinza – a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (2004); Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (2008), Filosofia em Comum (2008), Filosofia Brincante (2010), Olho de Vidro (2011), Filosofia Pop (2011), Sociedade Fissurada (2013) e Filosofia Prática, ética, vida cotidiana, vida virtual (2014). Publicou os romances: Magnólia (2005, indicado ao Jabuti em 2006), A Mulher de Costas (2006) e O Manto (2009) e Era meu esse Rosto (2012, indicado ao Jabuti e ao Portugal Telecom em 2013). É autora ainda dos livros Diálogo/desenho (2010), Diálogo/dança (2011), Diálogo/Fotografia (2011); Diálogo/Cinema (2013) e Diálogo/Educação (2014). Em 2015 publicou Como Conversar com um fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro (Record, 2015). Uma fuga perfeita é sem volta (2016) é seu quinto romance. É Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colunista da revista Cult.

Sheyla Smanioto nasceu na periferia de SP em 1990. É autora do romance Desesterro (Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional 2016, Prêmio Jabuti 2016, Prêmio Sesc de Literatura 2015; finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2016). Escreve seu novo romance com apoio do Rumos Itaú Cultural 2016. É graduada em Estudos Literários e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Possui formação em dramaturgia pelo Núcleo de Dramaturgia do SESI/British Council e teve a peça No ponto cego premiada pelo IV Concurso Jovens Dramaturgos do Sesc. Mantém o site: http://sheylasm.com /

Roberto Parmeggiani nasceu em Bolonha. É escritor, tradutor e educador, formado pela Universidade de Bolonha em Ciências da Educação. Trabalha com crianças e adultos com deficiência, realizando oficinas em escolas, atendimento e orientação a pais e familiares, bem como projetos de formação docente para inclusão. É presidente da Associação Centro de Documentação Handicap, que abriga a maior biblioteca especializada em temas relacionados a deficiência da Itália. Depois de morar por dois anos no Brasil, começou a escrever também em português. No final do 2013 publicou seu primeiro livro no país: A Lição das Árvores, com ilustrações de Attilio Palumbo, selecionado pela Revista Crescer como um dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano. No ano seguinte, publicou A avó adormecida, com ilustrações de João Vaz de Carvalho. O livro, que tinha ganhado, para o texto, o Prêmio Literário Anna Osti, na Itália, em 2015, foi publicado pela prestigiosa editora Kalandraka em Portugal, na Galícia, na Espanha, na Itália e na Coréia. E lança agora, O Mundo de Arturo.

Leonardo Tonus é professor livre docente (Maître de Conférences Habilité à diriger des recherches) e Coordenador do Departamento de Estudos Lusófonos na Université Paris-Sorbonne (França). Membro do Conselho Editorial e do Comitê de Redação de diversas revistas internacionais, atua nas áreas de literatura brasileira contemporânea, teoria literária e literatura comparada, com pesquisas sobre imigração. Publicou vários artigos sobre autores brasileiros contemporâneos e coordenou a publicação, entre outros, dos ensaios inéditos do escritor Samuel Rawet (Samuel Rawet : ensaios reunidos, 2008), do número 41 da Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea e a edição especial  da Revista Ibéric@l, em torno da nova cena literária no Brasil.  Condecorado pelo Ministério de Educação francês Chevalier em 2014 na ordem das « Palmas Acadêmicas », foi Curador do Salon du Livre de Paris de 2015 que teve o Brasil como país homenageado. Em 2015 foi condecorado pelo Ministério da Cultura francês Chevalier  na ordem das « Artes e das Letras ». Em 2014 e 2016 participou da Delegação Oficial brasileira no Salão do Livro de Göteburg (Suécia) e desde 2014 organiza o festival literário « Printemps Littéraire Brésilien ». Em 2016 foi curador da exposição « Oswald de Andrade : passeur anthropophage » no Centre Georges Pompidou (França). Organizou diversas antologias, dentre as quais, La littérature brésilienne contemporaine –spécial Salon du Livre de Paris 2015 ( Revista Pessoa, 2015), Olhar Paris (Editora Nós, 2016) e Escrever Berlim (Editora Nós 2017).

Maria João Cantinho nasceu em Lisboa, 1963. Passou a infância em Lisboa e regressou em 1975 a Portugal, onde estudou Filosofia, na Universidade Nova de Lisboa.  Doutorada pela Universidade Nova de Lisboa em Filosofia Contemporânea, sob a orientação de Maria Filomena Molder e de Gérard Bensussan (Université Marc Bloch, Strasbourg), é actualmente professora do Secundário, foi professora auxiliar no IADE (entre 2011-2016), nas áreas de Estética e de História da Fotografia. É, ainda membro integrado do Centro de Filosofia da Universidade Clássica de Lisboa e do Centre d’Études Juives (Sorbonne), tendo organizado vários congressos internacionais e co-editado livros sobre Levinas, Paul Celan, María Zambrano. Publicou O Anjo Melancólico, ensaio (2002), várias obras de poesia, ficção e literatura infantil. É membro da direcção do PEN Clube Português, Membro da APE (Associação Portuguesa de Escritores) e da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários). Escreve regularmente para a Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian, colaborou com a LER, entre outras publicações de carácter literário e académico