Versão para impressão Enviar por E-mail
governo_outros_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

 

Para comprar este livro:
Imprensa de Ciências Sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O Governo dos Outros.
Poder e Diferença no Império Português

LANÇAMENTO | 9 nov. '16 | 18h00 | Auditório | Entrada Livre

 

A Biblioteca Nacional de Portugal e a Imprensa de Ciências Sociais promovem o lançamento do livro O Governo dos Outros. Poder e Diferença no Império Português (Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, 2016), coordenado por Ângela Barreto Xavier e Cristina Nogueira da Silva.

A obra será apresentada por Pedro Puntoni, da Universidade de São Paulo, na Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 9 de Novembro, pelas 18h.

O Governo dos Outros. Poder e Diferença no Império Português é um dos outputs do projecto «O Governo dos Outros. Imaginários Políticos do Império Português (1496 - 1961)», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HIS-HIS/104640/2008), e desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no CEDIS-Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Nele se analisam formas de governar as diferentes populações do império português, em tempos e em lugares distintos. Ao privilegiar um problema que a historiografia não estudou de forma sistemática – o estatuto do «outro» no império português- , contribui para pensar historicamente a articulação entre políticas inclusivas e de exclusão, situações de liminaridade social, bem como a opção por «vias suaves» ou «vias violentas» de governo, temas que são da maior relevância para entender, também, a contemporaneidade.

Complementa o livro, um outro importante resultado deste projecto: o site http://www.governodosoutros.ics.ul.pt/, no qual se disponibilizam fontes históricas relacionadas com o governo da diferença no império português.

Pedro Puntoni
Historiador, professor associado da Universidade de São Paulo, investigador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenador do Núcleo de Cultura Digital do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Foi diretor da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP, desde julho de 2007 até janeiro de 2014, tendo sido coordenador do Projeto Brasiliana USP (juntamente com o prof. István Jancsó), onde trabalhou pela implantação, construção e institucionalização da Biblioteca Mindlin na USP e pelo desenvolvimento da biblioteca digital Brasiliana USP.