Versão para impressão Enviar por E-mail
in_principio_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 0021 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Exposição A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII-XIII)

 

 

 


In Principio

A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David

LANÇAMENTO | 11 maio '16 | 18h30 | Átrio da Sala de Exposições | Entrada Livre


Apresentação por Patricia Stirnemann (Institut de Recherche et d’Histoire des Textes - CNRS, Paris), da obra In Principio. A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David, que reúne, numa edição de Luís Correia de Sousa, sob a chancela Documenta, textos dos seguintes autores: José Mattoso, Xavier van Binnebeke, Luís Correia de Sousa, José Tolentino Mendonça, Teresa Duarte Ferreira, Ana Cristina de Santana Silva e Lígia de Azevedo Martins.

 

A edição que, de certa forma, perpetua a exposição A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII-XIII), comissariada por Luís Correia de Sousa e patente na Biblioteca Nacional de Portugal – que reúne um conjunto de Bíblias medievais, pertencentes aos acervos da BNP, Biblioteca Pública de Évora e Biblioteca da Ajuda, e uma seleção de pinturas de Ilda David – é um documento que propõe uma reflexão em torno da importância do livro na Idade Média europeia, sublinhando um dos seus períodos mais marcantes, as décadas de transição entre os séculos XII e XIII, ao mesmo tempo que aponta as relações texto/imagem, como significativo impulsor no âmbito da criação artística, quer na época medieval, quer nos nossos dias. Objetos de arte e cultura, alguns destes códices acompanham-nos desde a fundação da nacionalidade e são testemunhos eloquentes da importância da cultura erudita no percurso histórico do Ocidente.

Concedendo natural destaque à imagem, a obra reproduz a quase totalidade dos manuscritos expostos, bem como vinte obras de Ilda David.