Print E-mail
in_principio_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 0021 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 6821 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Exposição A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII-XIII)

 

 

 


In Principio

A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David

LANÇAMENTO | 11 maio '16 | 18h30 | Átrio da Sala de Exposições | Entrada Livre


Apresentação por Patricia Stirnemann (Institut de Recherche et d’Histoire des Textes - CNRS, Paris), da obra In Principio. A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David, que reúne, numa edição de Luís Correia de Sousa, sob a chancela Documenta, textos dos seguintes autores: José Mattoso, Xavier van Binnebeke, Luís Correia de Sousa, José Tolentino Mendonça, Teresa Duarte Ferreira, Ana Cristina de Santana Silva e Lígia de Azevedo Martins.

 

A edição que, de certa forma, perpetua a exposição A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (séculos XII-XIII), comissariada por Luís Correia de Sousa e patente na Biblioteca Nacional de Portugal – que reúne um conjunto de Bíblias medievais, pertencentes aos acervos da BNP, Biblioteca Pública de Évora e Biblioteca da Ajuda, e uma seleção de pinturas de Ilda David – é um documento que propõe uma reflexão em torno da importância do livro na Idade Média europeia, sublinhando um dos seus períodos mais marcantes, as décadas de transição entre os séculos XII e XIII, ao mesmo tempo que aponta as relações texto/imagem, como significativo impulsor no âmbito da criação artística, quer na época medieval, quer nos nossos dias. Objetos de arte e cultura, alguns destes códices acompanham-nos desde a fundação da nacionalidade e são testemunhos eloquentes da importância da cultura erudita no percurso histórico do Ocidente.

Concedendo natural destaque à imagem, a obra reproduz a quase totalidade dos manuscritos expostos, bem como vinte obras de Ilda David.