Print E-mail
pop-ups_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Horário de Verão (15 jul. - 14 set.)

2.ª - 6.ª 09h30 - 17h30

Sáb: serviços encerrados

 

 

| Folha de sala

 

| Legendas das obras expostas

 

| Visita guiada por André Garcia Pimenta e Catarina Figueiredo Cardoso | 8 jul. | 17h30 > This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

| Workshops: Atelier de papel

 

 

Exposição Antes del pop-up: libros móviles antiguos en la BNE, Madrid

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apoio: 


A saltar do livro. Livros Pop-Up

EXPOSIÇÃO | 17 maio - 9 set. '16 | Galeria do Auditório | Entrada livre / This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Esta exposição resulta do encontro de dois colecionadores de livros. André Garcia Pimenta (AGP) coleciona livros mecânicos. Catarina Figueiredo Cardoso (CFC) coleciona livros de artista e de edição independente. Confrontando as suas coleções, concluíram que estas se interseccionam precisamente nos livros mecânicos. E são complementares: enquanto AGP coleciona livros mais antigos, do início dos livros mecânicos, CFC coleciona livros contemporâneos. Do seu encontro surgiu a proposta à BNP da realização de duas exposições: a primeira sobre livros pop-up, a segunda sobre todo o espectro dos livros mecânicos.

«Pop up» (aparecer ou surgir em português) é o termo inglês utilizado universalmente para designar livros em que a abertura de uma página dupla provoca um movimento que faz com que elementos recortados e dobrados se levantem para formarem uma figura tridimensional. Reciprocamente, o fechar da página faz colapsar a figura tridimensional, regressando o livro ao seu aspeto tradicional de códice fechado. O termo «pop-up book» foi registado em 1932 pela editora nova-iorquina Blue Ribbon, com o livro Pinocchio de Harold Lentz.

Os livros pop-up podem ser muito simples ou de uma complexidade só permitida pela utilização de programas informáticos que calculam os cortes e dobras e o seu funcionamento para permitir que a figura tridimensional surja e a seguir as páginas duplas sejam fechadas. Para além do pop-up em sentido estrito (aquele em que a abertura da página dupla faz saltar o elemento tridimensional), incluímos nesta exposição carrosséis, teatros e túneis, ou seja, livros cuja abertura implica a deslocação mecânica e reposicionamento dos diversos componentes para formarem o elemento tridimensional.

A exposição está organizada em três partes. A primeira parte é composta por núcleos com os temas recorrentes nos livros pop-up: contos tradicionais, abecedários e numerários, o circo, o mundo apresentado às crianças. Cada núcleo constitui um panorama histórico do tema, mostrando a evolução estética e técnica dos livros pop-up. A segunda parte é dedicada a autores especialmente importantes na produção de pop-ups: Vojtěch Kubašta, Robert Sabuda e Matthew Reinhart, Philippe UG, David Carter e Sam Ita. A terceira parte apresenta pop-ups criados com uma intenção artística mais vincada, alguns inteiramente realizados à mão, como os livros de Jean-Charles Trebbi, e as obras das portuguesas Catarina Leitão e Ana Terêncio.

A exposição vai ainda mostrar o «lado escondido» dos pop-ups, com exemplos de folhas impressas com os diferentes componentes, e os cortantes (os blocos com lâminas que permitem recortar e destacar os elementos impressos). O processo integral de realização de um pop-up será mostrado com os Painéis de São Vicente em Pop-Up da autoria de André Garcia Pimenta.



Cabeçalho: pormenor de Uplift (pop-up), de Catarina Leitão