Versão para impressão Enviar por E-mail
caldas_barbosa_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Recital na BNP

Rio de Janeiro, Berço Esplêndido da Modinha e do Lundu (2015)

 

 

 

esfera_caos

 

 

 

 

 

 

 


Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio
Poemas no Almanak das Musas: estudo crítico

LANÇAMENTO | 17 de mar. '16 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre



As composições do poeta luso-brasileiro Domingos Caldas Barbosa, publicadas nos volumes do Almanak das Musas (Lisboa, 1793, 1794), são reunidas e analisadas por Luiza Sawaya numa edição da Esfera do Caos. A obra é apresentada por Vanda Anastácio e a sessão conta com uma projeção de leitura de poemas do autor.

 

Desacreditado pelos intelectuais que o viam apenas como cantador de modas e encantador de plateias, Domingos Caldas Barbosa morreu sem receber o reconhecimento pela sua obra literária. Nesta obra, Luiza Sawaya realiza um estudo abrangente e inédito sobre a vida e a obra do Caldas, procurando integrar o poeta na História da Literatura Luso-Brasileira, ao mesmo tempo que nos oferece um panorama dos acontecimentos lite­rários e sociais do final do século XVIII em que este herdeiro de Horácio participou: a fundação da Academia das Belas Letras, a querela instigada por Bocage, a vigilância severa de Pina Manique, as caçadas e as festas dos nobres…

Domingos Caldas Barbosa: herdeiro de Horácio... constitui a primeira edição moderna da obra poética erudita completa deste autor, acompanhada de um estudo crítico detalhado dos seus quarenta e um poemas, alguns considerados anónimos. Foram pela primeira e única vez publicados no Almanak das Musas, em Lisboa, em 1794.

 

Aos que pensam conhecer Caldas Bar­bosa como o mulato tocador de viola e sedu­tor de senhoras, este livro apresenta-o como um poeta de admirável cultura e grande dignidade. Aos que dão razão aos seus ácidos detratores, liderados por Bocage, este livro mostra que ele foi um inovador na transição do Arcadismo para o Romantismo.

 

Luiza Sawaya é licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie, com especialização na Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, e Mestre em Estudos Românicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O seu duplo interesse pela literatura e pela música do Brasil direcionou-a para a Música Brasileira, pesquisando poetas e compositores para resgatar e divulgar os respetivos patrimónios. Neste âmbito, investigou a vida e a obra de Domingos Caldas Barbosa, ele mesmo dividido entre as Letras e a Música. É intérprete de música de câmara e considerada a Imperatriz das Modinhas. Tem representado o Brasil em inúmeros eventos ligados à Música Brasileira e Portuguesa e gravou já diversos CDs.