Versão para impressão Enviar por E-mail
clavis_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

bens_culturais_igreja

 

ciuhct_logo


Clavis Bibliothecarum: catálogos e inventários de livrarias de instituições religiosas em Portugal até 1834

LANÇAMENTO | 3 de mar. '16 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada Livre



clavis«Clavis Bibliothecarum» - a chave das bibliotecas - pretende ser uma chave para entrar no mundo imenso das antigas bibliotecas de mosteiros, conventos e outras instituições religiosas de Portugal.

Resultado de um vasto trabalho de investigação, desenvolvido por Luana Giurgevich e Henrique Leitão entre os diversos fundos monásticos nacionais, constitui o mais completo levantamento de catálogos e inventários de bibliotecas de instituições religiosas. Abrangendo um amplo arco cronológico, entre os séculos X e XIX, recolhe e descreve meticulosamente cerca de um milhar de listas de livros e várias centenas de documentos inéditos, referentes ao funcionamento e vida das antigas livrarias eclesiásticas.

Para além da incontornável informação sobre as bibliotecas elencadas (estrutura, organização, espaços, colecções e possuidores), a obra reveste-se também de particular relevância para o conhecimento de outras áreas, nomeadamente, nos domínios da história do livro, da leitura, da cultura, da arte e das ideias. Instrumento de trabalho útil e eficaz, pretende abrir novos horizontes de investigação, até agora desconhecidos e inexplorados.

Com coordenação editorial de Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, esta obra será apresentada por Dom Manuel Clemente (Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e Cardeal-Patriarca de Lisboa) e pelo professor Noël Golvers (do Instituto Ferdinand Verbiest - Universidade Católica de Lovaina, Bélgica), que assina o prefácio da obra.