Versão para impressão Enviar por E-mail
viagem_conhecimento

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

fundacion_ruiperez

 

casa_lector

 

 


A Biblioteca Nacional de Portugal – uma viagem pelo conhecimento

EXPOSIÇÃO DIGITAL | 21 jan. - 26 jun. '16 | Casa del Lector (Madrid)

Esta exposição, que apresenta em Madrid uma viagem pelo conhecimento através das coleções da Biblioteca Nacional de Portugal, enquadra-se no projeto mais vasto Biblioteca: historia geográfica de una idea com que a Casa del Lector apresenta grandes bibliotecas do mundo, e que se iniciou em 2014 com a Biblioteca Nacional de Israel.  

Trata-se de uma exposição digital em que o visitante, graças a uma aplicação interativa concebida especialmente para o efeito, inicia a sua viagem no porto de Lisboa, percorre o litoral atlântico de África seguindo até à Índia para chegar à China, Japão e Molucas. Mais do que centrar-se em acontecimentos históricos, esta exposição coloca à disposição do visitante, de um modo visualmente atrativo, um testemunho bibliográfico singular de uma viagem coletiva em busca de conhecimento cujo regresso está cheio de novidades e surpresas - como o encontro com outras culturas, a descoberta de um mundo natural insuspeitado, religiões desconhecidas, novas formas de arte e também, como escreveu Pedro Nunes, “um novo céu e novas estrelas”.  

A exposição está disponível através de uma aplicação utilizável em ipads e, além disso, o visitante que chegue à Casa del Lector poderá descobrir toda uma série de conteúdos extra que permitem enriquecer a sua visita e viver uma experiência expositiva única.  Entre esses conteúdos encontra-se uma realidade aumentada a que se acede no próprio espaço da Casa del Lector.

 

A exposição foi comissariada por Alexandra Curvelo, António Sanchez e Joaquim Gaspar.

 

Ver mais informação em:
http://casalector.fundaciongsr.org/actividad/la-biblioteca-nacional-de-portugal/

Ver vídeo de apresentação:
http://fundaciongsr.org/exposicion-digital-la-biblioteca-nacional-de-portugal-un-viaje-por-el-conocimiento/

 

Pode descarregar gratuitamente a aplicação da exposição na Apple App Store.


A Casa del Lector é um grande centro cultural que tem como protagonistas principais os leitores e a leitura - um lugar para experimentação com a leitura, as suas novas manifestações, a sua promoção ou a formação dos seus intermediários. Dirigida por César Antonio Molina, a Casa del Lector é um centro da Fundación Germán Sánchez Ruipérez, criada em 1981 pelo editor espanhol do mesmo nome, e que se dedica à atividade educativa e cultural em torno do livro.