Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_biblia_medieval1

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Horário

2.ª - 6.ª 09h30 - 19h30

sáb.  09h30 - 17h30

 

Folha de sala

 

Visitas guiadas
por Luís Correia de Sousa
terças-feiras* : 16h00 - 17h00

 

* Nas 2 últimas semanas de março, as visitas serão quartas (23 e 30) e não terças, à mesma hora.


Sujeitas a Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

iem_novo

 

fcsh

 

fct3

 

Católica - CEHR

 

Católica - CERC

 

edp

 

secose2 hiscox


A Bíblia Medieval - do Românico ao Gótico (sécs. XII-XIII)

(em diálogo com a pintura de Ilda David)

EXPOSIÇÃO | 16 fev. - 21 maio '16 | Sala de Exposições - Piso 2 | Entrada livre

biblia_medieval2Iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Medievais e da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), esta exposição pretende, pela primeira vez, divulgar um valioso conjunto de manuscritos bíblicos iluminados dos acervos da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e da Biblioteca da Ajuda. Nela vão ser expostos alguns dos mais notáveis códices da Bíblia existentes em Portugal, constituindo uma oportunidade rara para observar este conjunto de obras reunidas.

Os manuscritos selecionados estão organizados em dois grandes núcleos: o  primeiro integra as grandes Bíblias do Românico, com particular destaque para as monumentais Bíblias da Abadia de Santa Maria de Alcobaça, em vários volumes; o segundo transporta-nos para o universo das Bíblias portáteis do século XIII, mostrando as diferenças entre os distintos centros de produção da época. Neste assumem primazia os manuscritos de produção francesa, sobretudo dos ateliers de Paris, mas podemos observar também códices de origem inglesa, catalã ou italiana, e dois manuscritos que terão sido copiados no scriptorium de Alcobaça. Destaca-se ainda a «Bíblia de bolso» que terá pertencido à rainha D. Mafalda (ca 1195/1196-1256), filha de D. Sancho I, um códice que poderá ser a primeira tradução da Bíblia para francês e, ainda, um manuscrito produzido nos ateliers de Bolonha em finais de 1200.

Dirigida a públicos distintos, a exposição* pretende evidenciar as transformações que se registaram na transição das grandes Bíblias Românicas para as pequenas Bíblias Góticas, sendo uma oportunidade para dar a conhecer as obras e os contextos socioculturais em que emergiram. Entre outros aspetos, importa destacar a dinâmica associada à produção e divulgação das Bíblias medievais, quer no que diz respeito aos aspetos artísticos e materiais, quer às mudanças na organização dos textos, quer ainda à ornamentação e aos programas iconográficos, salientando a relevância da produção e circulação da Bíblia, não apenas como livro sagrado mas também como objeto de cultura associado à nossa matriz civilizacional.

 

Aproveitando a oportunidade de expor este conjunto de códices medievais, propomos um diálogo entre a arte da Idade Média e a Contemporânea, proporcionado pela exposição conjunta de um grupo significativo de obras da pintora Ilda David, produzidas, precisamente, para uma recente edição da Bíblia. Será uma oportunidade e um pretexto para retomar a reflexão em torno das relações texto/imagem, fundamentais para se entender a arte medieval, mas igualmente pertinentes no que diz respeito à criação contemporânea.

 

 

* A exposição enquadra-se no projeto de pós-doutoramento do comissário da mesma, Luís Correia de Sousa, intitulado Bíblias portáteis francesas do século XIII. Estudo iconográfico, codicológico e textual (ref: SFRH/BPD/78844/2011), financiado pela FCT, que culminou na realização do colóquio internacional A Bíblia medieval – do Românico ao Gótico (sécs. XII – XIII).