Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

 

Obras Matemáticas de Francisco de Melo na Livraria Online

 

 

 

 

 

 

 


Obras Matemáticas de Francisco de Melo - Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa 2015

NOTÍCIA | dezembro 2015

O Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa, atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, visa promover a língua portuguesa como suporte de comunicação científica e técnica, distinguindo traduções de qualidade que tenham contribuído para o enriquecimento e rigor da terminologia científica e técnica.

O Prémio distingue os tradutores de uma obra publicada entre janeiro e dezembro do ano anterior à sua atribuição, tendo sido hoje anunciados os resultados da edição de 2015: Bernardo Mota e Henrique Leitão, responsáveis pela edição crítica e tradução das Obras Matemáticas de Francisco de Melo, (co-edição de 2014 da BNP e do CEC - Centro de Estudos Clássicos) recebem assim o 1.º Prémio.

Francisco de Melo (c. 1490-1536) foi o mais importante matemático português da geração anterior a Pedro Nunes. Depois de estudos na Universidade de Paris, onde o seu talento científico logo se destacou, regressou a Portugal, vindo a ocupar lugares de grande relevo na vida científica, cultural e eclesiástica do país. A sua importante obra matemática, que confirma a relação de intelectuais portugueses com o humanismo matemático europeu, estava referenciada desde o início do século XIX, e era em parte conhecida de historiadores de ciência portugueses e estrangeiros, mas só agora foi traduzida para português e estudada na sua totalidade.

obras_mat_certificadoEste primeiro volume, que inclui uma edição crítica do texto latino baseada nos dois manuscritos conhecidos (Biblioteca Nacional de Portugal, COD 2262 e Stadtarchiv Stralsund, HS 767) e uma tradução portuguesa brevemente anotada, foi produzido no âmbito do projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia: «Francisco de Melo e a Tradição Euclidiana em Portugal / Francisco de Melo and the Euclidean Tradition in Portugal» (EXPL/IVC-HFC/1290/2012; PI: Bernardo Mota) e pretende divulgar desde já o conteúdo da obra matemática de Francisco de Melo entre especialistas e público geral. O segundo volume, a publicar proximamente, incluirá o indispensável estudo pormenorizado destes textos.
 
Agenda