Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_bocage10

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

PERFORMANCE

Bocageana teatral: na diáspora dos sentidos (1765-2015),

por Isabel Pinto

 

Cartaz

 

 

 

 

 


Bocage e o Teatro do Século XVIII

CONFERÊNCIA | 28 nov. '15 | 15h30 | Auditório BNP | Entrada livre

A Biblioteca Nacional de Portugal assinala os 250 anos do nascimento de Bocage com a exposição Da inquietude à transgressão: eis Bocage…, comissariada por Daniel Pires, e uma série de conferências sobre o poeta.

Esta conferência será apresentada por Vanda Anastácio (antes da performance Bocageana teatral: na diáspora dos sentidos, por Isabel Pinto):

Bocage viveu numa época especialmente interessante do ponto de vista teatral. Em Portugal, tal como no resto da Europa, assiste-se ao aparecimento de uma nova maneira de encarar a atividade dramática e as suas relações com a sociedade. A clara separação existente até então entre o teatro de Corte, inacessível aos de fora, e o teatro popular itinerante representado em feiras e pátios de comédias vai-se esbatendo, à medida que surgem os teatros públicos de entrada paga, onde acorrem quer as elites, quer o público iletrado.

No discurso dos pensadores e dos filósofos do tempo, o teatro é apresentado como uma atividade de utilidade pública, com uma função moralizadora dos costumes e da educação cívica dos cidadãos. Verney, Cândido Lusitano, Correia Garção são unânimes em apresentar o teatro como uma verdadeira «escola dos povos» e a mesma ideia está na base da reforma impulsionada pelo Marquês de Pombal, quando cria a Sociedade para a subsistência dos Teatros Públicos da Corte.

A instituição dos teatros públicos e a vigilância exercida pelo poder político sobre eles são apectos a ter em conta quando nos debruçamos sobre a produção dramática dos autores setecentistas. O surgimento e a proliferação de certos géneros, como o elogio dramático e o drama alegórico,  pode ser entendida a esta luz: eram representações destinadas a celebrar acontecimentos circunstanciais, mas que se prestavam especialmente bem à  glorificação da Monarquia e do Estado.

Acostumados a ver Manuel Maria Barbosa du Bocage como uma figura transgressora no panorama literário da época, tendemos a esquecer-nos de que foi, também, um homem inserido na cena cultural do seu tempo e autor, também de peças deste tipo.