Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_racismo

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

Temas e Debates Círculo de Leitores

 

 

 

 

 


Racismos: das Cruzadas ao Século XX

LANÇAMENTO | 6 nov. '15 | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

Apresentação por António Costa Pinto e Margarida Calafate Ribeiro da obra de Francisco Bethencourt, numa edição Círculo de Leitores - Temas e Debates.

Demonstrando que não existe uma tradição contínua de racismo no Ocidente, Francisco Bethencourt revela que o racismo precedeu quaisquer teorias de raça e deve ser visto sob o prisma e no contexto das hierarquias sociais e das condições locais. Defende que, nas suas diferentes facetas, todo o racismo foi desencadeado por projetos políticos que monopolizavam recursos económicos e sociais específicos. Uma grandiosa obra interdisciplinar que se distancia das ideias lineares ou adquiridas sobre o racismo e reformula o nosso entendimento das relações interétnicas.

Francisco Bethencourt é titular da cátedra Charles Boxer de História no King's College de Londres. É autor de História das Inquisições (Círculo de Leitores, 1995) e coordenador de História da Expansão Portuguesa (com Kirti Chaudhuri, 5 volumes, Círculo de Leitores, 1998-1999), Correspondence and Cultural Exchange in Europe e Racism and Ethnic Relations in the Portuguese-Speaking World. Foi diretor do Centro Cultural Gulbenkian em Paris (1999-2004) e da Biblioteca Nacional de Portugal (1996-1998).