Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Colóquio Antero e a cultura crítica do século XIX

 

Mostra A questão do Bom senso e bom gosto

 

homem_do_saco


O Homem do Saco volta à Biblioteca Nacional

DEMONSTRAÇÃO | 28 set. '15 | 14h30 - 18h30 | Sala Multimédia | Entrada livre

 


homem_saco2A par do colóquio Antero e a cultura crítica do século XIX a decorrer na Biblioteca Nacional de Portugal, O Homem do Saco fará uma demonstração de impressão em tipografia de caracteres móveis, com a produção de uma plaquete a partir de uma citação de Antero. No dia 30, a Pianola, uma das chancelas d’O Homem do Saco apresentará o livro Veneza, uma versão de Antero de Quental (org. intro. e notas de Andrea Ragusa).

O Homem do Saco faz edições de poucas dezenas de exemplares em tipografia de caracteres móveis, mas não se inibe de misturar outras técnicas de impressão ou de fazer tiragens um pouco maiores em offset. Há várias chancelas editoriais nesta associação, companheiras mas cada uma singular: Landscapes d’Antanho, Pianola, Momo, Diário de um Ladrão, 100 cabeças, troppo inchiostro, O Homem do Saco.

Tirando partido das particularidades dos materiais e dos seus resultados, cada edição varia no seu formato, no tipo, no papel, na costura. As plaquetes partem de um pequeno aforismo, poema ou texto curto à qual juntamos uma ilustração, com recurso à impressão de tipos móveis e zincogravuras. Os cartazes aproveitam frases, palavras, usam imagens, recortes, cores, tinta e pingos com abundância. O acaso e o acidente são também a nossa matéria-prima.
 
Agenda