Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_ana_hatherly

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Obras de A. Hatherly no Arquivo Digital de Poesia Experimental

Ana Hatherly, 1929-2015

NOTÍCIA | 5 ago. 2015

Faleceu a 5 de agosto a poetisa, ensaísta e professora, Ana Maria Hatherly, que se distinguiu pela criatividade literária ligada às artes visuais, com a chamada Poesia Experimental, de que foi um dos principais expoentes, ao lado de Melo e Castro. Com apurada formação musical, adquirida em Portugal e no estrangeiro, fez crítica musical e estudou arte cinematográfica. A sua multiplicidade de interesses culturais levou-a a uma convivência com diversas tertúlias intelectuais, entre as quais aquela em que pontificavam os filósofos José Marinho e Álvaro Ribeiro.

Por doação da própria autora, o seu espólio encontra-se integrado no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC) da BNP, sendo constituído por manuscritos da autora, correspondência recebida e alguma enviada, documentos biográficos, manuscritos de terceiros e recortes de imprensa. O espólio inclui ainda um importante núcleo sobre as actividades de portugueses e estrangeiros ligados à expressão literária e artística da Poesia Experimental, nomeadamente: programas de espectáculos, catálogos de exposições, folhas volantes, poemas e textos policopiados, dactilografados ou impressos.

 

No ano de 2008, a BNP celebrou os 50 anos de vida literária de Ana Hatherly com uma mostra documental que apresentou ao público o principal da sua obra publicada, juntamente com uma seleção de documentos do seu espólio, espelhando a diversidade de áreas artísticas de interesse e intervenção da autora.