Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_rio_janeiro_capital

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Mostra
No mar estava escrita uma Cidade…450 anos da fundação do Rio de Janeiro


Rio de Janeiro: da fundação a capital do império

CONFERÊNCIA | 20 maio '15 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Conferência por Jorge Couto, primeira de uma série  no âmbito dos 450 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro e da mostra «No mar estava escrita uma Cidade…».

A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro foi fundada a 1 de Março de 1565 por Estácio de Sá num istmo situado entre os morros de São João e do Pão de Açúcar, na margem ocidental da baía da Guanabara. O governador-geral Mem de Sá transferiu-a em 1567, por razões defensivas, para o morro de São Januário (Castelo).

O sucesso da urbe ficou a dever-se à conjugação de um hinterland fértil, de um magnífico porto, da localização estratégica da baía da Guanabara e de uma população empreendedora. Estes fatores tornaram-na num grande entreposto comercial do Brasil com a bacia platina, África e a Metrópole. A participação nas rotas do ouro proporcionou-lhe um impulso adicional de dinamismo económico. Pela sua importância, foi elevada, em 1763, a capital do Estado do Brasil.

A transferência da Corte conferiu-lhe o estatuto de capital do Império Português (1808-1821) e contribuiu para a unificação do Brasil. A criação da estrutura institucional, de estabelecimentos de ensino e de instituições científicas e culturais concorreram para ampliar o seu prestígio. Tornou-se na sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve em 1815.
 
Agenda