Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_f_pessoa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 



Ciclo de Conferências


Tópicos Pessoanos

Agir sem agir: o sonho imperial de Fernando Pessoa e de Julius Evola, por Roberto Rolandone

CONFERÊNCIA | 23 fevereiro '15 | 18h30 | Auditório BNP | Entrada livre

Quinta de uma série de conferências sobre Tópicos Pessoanos organizadas no âmbito do projecto de investigação Estranhar Pessoa que abrem um espaço de divulgação e debate de novas ideias em torno da obra do Poeta. Comentário por Manuela Parreira da Silva.


Rivolta contro il Mondo Moderno, publicado por Julius Evola em 1934, representa o texto mais maduro do pensador romano, o vértice da sua inesgotável produção teórica. O livro articula-se a partir de uma profunda consciência da crise do mundo moderno; um ressurgimento só será possível reconstituindo o mundo Tradicional, isto é, um mundo sustentado por um saber de tipo gnosiológico, supra-humano e supra-histórico que colocará outra vez o homem no centro da própria existência. A ideia de mito como evento fundante do que se define como real, a ciclicidade do tempo, a figura hipostática do rei imperador, a missão salvífica do império, que delineiam o mundo da Tradição, serão comparados com algumas temáticas do último Pessoa, o Pessoa empenhado na construção de um mito que pudesse restituir aos portugueses uma consciência superior de nacionalidade: o mito da Mensagem.


Roberto Rolandone, mestre pela Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Padova (Itália) com uma tese intitulada: O Grande Pan Renasceu: António Mora e o Neopaganismo de Fernando Pessoa, é actualmente doutorando do programa de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa, onde desenvolve um trabalho de investigação cujo assunto é o mito do império na literatura europeia do século XX.
 
Agenda