página principal da agenda
lista de eventos
eventos passados
editores da agenda

 

 

 

 

 
 

De 19 de Dezembro de 2002 a 15 de Março de 2003. Entrada Livre.

Teixeira de Pascoais: espólio manuscrito na BPMP

Comemora-se este ano o cinquentenário da morte do grande poeta amarantino que foi Teixeira de Pascoais.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto conserva um número significativo de manuscritos do Autor dispersos por vários acervos, razão que a motivou a apresentar agora ao público a totalidade destes documentos e que acresce à natural obrigatoriedade de, enquanto instituição com especiais responsabilidades na vida cultural da Cidade, assinalar a efeméride.

Além de diversos textos em poesia e prosa, constam desta exposição um considerável número de cartas e bilhetes postais trocados entre o Poeta e outras figuras notáveis do seu tempo, como o pintor António Carneiro e o seu filho, Cláudio Carneiro, Leonardo Coimbra, Antero de Figueiredo, Carlos de Passos e Alberto de Serpa.

A exposição é ainda complementada por três cartas de Manuel Laranjeira dirigidas a Teixeira de Pascoais que estão integradas na colecção de manuscritos de Alberto de Serpa.

Foi desejo da BPMP que a Exposição, bem como o catálogo, contribuíssem ambos para suscitar o interesse e aprofundar o conhecimento deste vulto maior das letras portuguesas. Esperamos tê-lo conseguido…

Mas não podemos terminar esta breve nota sem agradecer ao Dr. António Cândido Franco e ao Dr. Pedro Sinde a amável colaboração que nos emprestaram, materializada em dois belíssimos textos que doravante ficarão a enriquecer a bibliografia do Autor.

A Direcção
Biblioteca Pública Municipal do Porto


Horário de visita à Exposição: Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h-17h
Encerra domingos e feriados

Entrada Livre. Para mais informações sobre este evento contacte o departamento de Relações Públicas e Divulgação Cultural da Biblioteca Nacional.